Brasileiro que salvou gato em telhado é investigado por invasão na Irlanda
Um influenciador brasileiro que vive em Cork, na Irlanda, confundiu a janela de sua casa e tentou entrar na residência de uma vizinha durante o resgate de um gato. Ele foi denunciado por invasão de domicílio e aguarda notícias das autoridades para saber se apenas receberá uma advertência ou se será julgado em tribunal.
O que aconteceu
Tiago Haka, brasileiro que mora na Irlanda há 11 meses, abriu a janela para que o gato saísse de madrugada. Em 20 de agosto, após voltar de um encontro com o ex-namorado, ele abriu a janela de seu quarto, permitindo que o gato saísse. Ele contou ao UOL que sempre tomava essa atitude de madrugada para deixar o animal circular fora de casa, evitando o tédio e o estresse. Nesse dia, no entanto, o influenciador - que relatou ter voltado para casa "ainda um pouco embriagado" - teve um impulso de resgatar o bicho, e decidiu sair pela janela rumo ao telhado também.
Homem seguiu o gato e caiu na propriedade da vizinha. Tiago explicou que tem apenas flashes daquela noite, e não lembra ao certo como tudo aconteceu. "Eu fiquei sabendo depois que tentei escalar para ir ao telhado, escorreguei de uma calha e caí de uma altura de dois metros numa área similar a um quintal, que era da vizinha", compartilhou. Com a queda, o influenciador quebrou uma escada e outros itens que estavam próximos ao telhado da moradora. "Dou graças a Deus por só ter machucado as costas, que ficaram bem arranhadas, mas poderia ter sido pior", contou.
Tiago tentou voltar para casa, mas confundiu as janelas. "Aqui na Irlanda os telhados são muito baixos, e as casas são muito coladas e iguais umas às outras. Eu acabei confundindo a minha residência com a da vizinha", contou. O influenciador diz que tem lembranças de tentar abrir a janela errada achando que fosse a sua, e sabe que pode ter assustado a moradora: "ela estava sem entender, porque tem um homem ali tentando entrar na casa, e como estava escuro, ela não percebeu que era o vizinho". Tiago não lembra ao certo como conseguiu voltar para sua residência, mas afirma que dormiu em sua própria cama naquela noite.
Irlandesa entrou com denúncia por invasão de domicílio e Tiago teve que prestar depoimento na delegacia no dia seguinte. "Eu e meu ex-namorado relatamos que foi uma situação que a gente não queria que acontecesse. A gente bebe, mas a gente não queria trazer transtorno para ninguém. Ffoi um pensamento intrusivo, eu não estava tentando invadir a residência dela, eu só queria voltar para minha casa num momento de embriaguez", relembrou o influenciador. Ele acrescentou que os irlandeses são bastante rígidos com questões relacionadas à propriedade e à privacidade.
Influenciador pagou multa e enviou declaração de desculpas. Tiago teve que indenizar a moradora em 200 euros, cerca de R$ 1,2 mil, para compensar os custos dos prejuízos. Além disso, deixou na caixa do correio uma declaração de desculpas, que é bastante significativa para os irlandeses, segundo o homem. O delegado comentou que a disposição de Tiago em se apresentar às autoridades e cumprir as ordens serão levadas em consideração no tratamento do caso.
Brasileiro ainda não sabe se será julgado ou apenas receberá uma advertência judicial. Tiago foi informado que o delegado voltaria a entrar em contato em até três semanas para atualizações sobre o caso, no entanto, após um mês, ainda não houve retorno. Enquanto aguarda notícias, o influenciador segue estudando e trabalhando, mas está apreensivo com o que pode acontecer.
No Brasil, Tiago chamou atenção nas redes sociais em 2022 com dicas de faxina. O brasiliense trabalhava como recepcionista em um hotel de São Paulo quando a cidade adotou a quarentena para frear o avanço da covid-19. Com as restrições à circulação de pessoas, o movimento de turistas caiu, e muitos funcionários foram demitidos, inclusive Haka. "Desesperado", resolveu começar a fazer faxinas para pagar as contas e os estudos, incentivado por um amigo. Meses depois, ganhou fama como o "Homem Diarista" nas redes sociais, participou de uma campanha publicitária e conseguiu juntar dinheiro para estudar inglês na Irlanda.