Topo

Trump reduz vantagem de Kamala em pesquisas eleitorais nos EUA; confira

Kamala Harris e Donald Trump Imagem: John Tully e Mario Tama/Getty Images via AFP

Do UOL, em São Paulo

05/10/2024 05h30

Em semana debate entre candidatos a vice-presidente, a democrata Kamala Harris manteve sua liderança sobre Donald Trump nas pesquisas eleitorais, mas o republicano se aproximou.

O que aconteceu

Levantamentos analisam voto popular e não levam em consideração o sistema de colégio eleitoral. Nos Estados Unidos, presidente e vice não são eleitos diretamente pelo voto dos cidadãos. Os eleitores, na realidade, escolhem os representantes do Colégio Eleitoral de seus respectivos estados.

Um candidato precisa conquistar 270 dos 538 representantes (delegados) para ser eleito. O número de representantes é proporcional à população e ao número de parlamentares de cada Estado. Dessa forma, o candidato que recebe a maioria dos votos populares não será necessariamente eleito.

YouGov/The Economist

Kamala tem 48% das intenções de voto, contra 45% de Donald Trump. Apenas 4% dos entrevistados afirmaram que não decidiram seu voto. A pesquisa foi realizada com 1.638 entrevistados entre 29 de setembro e 1º de outubro. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais.

Principal preocupação de americanos são os preços. 23% dos entrevistados respondeu sua maior preocupação com o país são os preços. Outras questões que mais incomodam americanos são: trabalhos e a economia (12%), imigração (12%), cuidados de saúde (9%) e direitos sobre aborto (9%).

62% consideram Kamala uma pessoa inteligente, contra 56% de Trump. Questionados sobre a inteligência dos candidatos, 41% responderam que Kamala é uma pessoa "muito inteligente" e 21% responderam que ela é "um pouco inteligente", enquanto 19% afirmaram que ela não é nada inteligente. Sobre Trump, 34% afirmaram que ele é "muito inteligente" e 22% disseram que é "um pouco inteligente", enquanto 24% responderam que ele não é nada inteligente.

Data For Progress

Kamala Harris lidera por três pontos percentuais. A democrata marcou 49% das intenções de voto, contra 46% de Donald Trump. A pesquisa foi realizada entre 2 e 3 de outubro, com 1.211 eleitores, e a margem de erro é de 3 pontos percentuais.

Aprovação de Kamala e Walz é maior que aprovação de Trump e Vance. 50% afirmaram ter posição favorável sobre Harris, 44% sobre Walz, 44% sobre Trump e 40% sobre JD Vance. A figura com maior rejeição é Donald Trump, com 56% dos entrevistados tendo visão negativa sobre ele.

48% acreditam que JD Vance venceu o debate contra Tim Walz. 46% dos entrevistados disse preferir o desempenho do democrata, enquanto 6% não souberam responder.

54% dos eleitores se preocupam com a não aceitação de JD Vance sobre resultado das eleições de 2020. Após o candidato a vice de Donald Trump se recusar a dizer quem venceu as eleições presidenciais de 2020 nos Estados Unidos e se contestaria uma possível vitória de Kamala Harris, 35% disseram estar muito preocupados, 20% relativamente preocupados e 13% muito preocupados, enquanto 33% afirmaram que as afirmações do senador não são nada preocupantes.

Morning Consult

51% pretendem votar em Kamala, contra 46% de Trump. A vantagem de 5 pontos percentuais da democrata se mantém em relação à última semana. A pesquisa contou com 11.381 eleitores, foi realizada entre 27 e 29 de setembro e possui margem de erro de 1 ponto percentual.

Kamala Harris domina voto negro e tem vantagem entre jovens. 77% dos entrevistados negros declararam voto na atual vice-presidente, contra apenas 19% que afirmaram que votarão em Trump. Enquanto isso, 53% dos eleitores com idades entre 18 e 34 anos afirmaram que vão votar em Kamala, contra 43% que preferem Trump.

Candidatos estão virtualmente empatados entre "independentes". Entre aqueles que não tem partido, Kamala marcou 45% das intenções de voto, contra 44% de Donald Trump. 5% pretendem votar em outro candidato, e 5% não sabem em quem votar ou não têm opinião.

RMG Research/Napolitan Institute

Kamala e Trump aparecem empatados em pesquisa. Nas pesquisas da RMG Research, a democrata liderava desde o fim de agosto. Ambos os candidatos registraram 49% das intenções de voto, realizada com 2.965 pessoas entre 30 de setembro e 3 de outubro. A margem de erro é de 1,8 ponto percentual.

Democrata tem vantagem de 30 pontos entre eleitores com pós-graduação (mestrado, doutorado e/ou pós-doutorado). Kamala marcou 64% das intenções de voto deste grupo, enquanto Donald Trump registrou apenas 34%. Entre o restante dos votantes, Donald Trump lidera por seis pontos percentuais, em 52% contra 46% de Harris.

ActiVote

Kamala e Trump estão tecnicamente empatados. Harris marcou 50,7% das intenções de voto, contra 49,3% de Donald Trump. A pesquisa foi realizada entre 25 de setembro e 2 de outubro com mil eleitores e possui margem de erro de 3,1%.

Trump ganha entre ricos (52%), pessoas com baixa escolaridade (56%), e idosos (52%). Além disso, o republicano é popular em áreas rurais (60% das intenções de voto), entre homens (53%) e entre brancos (54%).

Já Kamala tem vantagem entre a classe média (53%) e baixa (51%), negros (76%), latinos (62%). A democrata também vence entre mulheres (54%), na população urbana (64% de intenção de votos), jovens (57%), adultos com idade entre 30 e 49 anos (54%), americanos com algum ensino superior (53%) e com mestrado/doutorado (54%)

Emerson College

Democrata tem vantagem de apenas 1,4 ponto percentual sobre republicano. Kamala Harris marcou intenção de voto de 49,6%, enquanto Donald Trump ficou com 48,2%. A pesquisa foi realizada com mil eleitores entre 29 de setembro e 1º de outubro, e tem margem de erro de 3 pontos percentuais.

Aprovação de Biden vai a 39,9%. 54,7% disseram desaprovar o governo do atual presidente, enquanto 5,4% disseram que não tinha opinião ou eram neutros.

56% dos eleitores acredita que Trump e Harris deviam realizar novo debate. 69% dos democratas e 58% dos independentes gostariam de assistir a um novo confronto direto entre Kamala Harris e Donald Trump. Essa taxa é menor entre republicanos: apenas 41% gostariam que houvesse um novo debate, enquanto 49% não querem.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Trump reduz vantagem de Kamala em pesquisas eleitorais nos EUA; confira - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Internacional