Conteúdo publicado há 22 dias

'Ainda há condições muito difíceis', alerta Biden sobre Milton

O presidente americano, Joe Biden, fez o primeiro pronunciamento após a passagem do furacão Milton, na Flórida (EUA), nesta quinta-feira (10).

O que aconteceu

Biden disse que, mesmo após Milton deixar continente, ainda há condições difíceis no estado. "As pessoas devem aguardar antes de sair de suas casas ou de seus abrigos. Nós sabemos de furacões anteriores, que muitas vidas são perdidas depois da tempestade, do que durante a própria tormenta. Estamos em contato constante com as autoridades locais para ajudar no que for", disse.

O furacão Milton, considerado um dos mais perigosos dos últimos tempos por autoridades americanas, tocou o solo na Flórida por volta das 20h30 (no horário local) de ontem. Dados de satélite indicaram que o olho da tempestade atingiu primeiro Siesta Key, no Condado de Sarasota. O fenômeno chegou à costa acompanhado de ventos máximos estimados em 193 km/h, conforme relatório da agência.

Passagem do fenômeno deixou pelo menos dez mortos, dizem autoridades. Cinco deles em Saint Lucie, uma das áreas atingidas. Outras duas foram registradas em São Petersburgo.

Furacão surgiu na costa mexicana e chegou à Flórida nesta quarta. O fenômeno se intensificou rapidamente entre segunda e terça-feira, com rajadas de vento ultrapassando os 280 km/h, mas perdeu força e foi reclassificado às 13h30 (horário local) de hoje.

Fenômeno deixou de ser considerado um furacão e passou a ser um ciclone pós-tropical. Para ser considerado furacão, são necessárias algumas características específicas, como a origem tropical e a velocidade dos ventos superior a 119 km/h (ou 75 mph).

Como calcular o potencial dos furacões

A escala Saffir-Simpson é usada para classificar furacões conforme a intensidade dos ventos. Ela foi criada em 1969 pelo engenheiro civil Herbert Saffir e pelo meteorologista Robert Simpson. As categorias vão de 1 a 5 (sendo 5 o mais intenso, com ventos superiores a 251 km/h) e servem para calcular danos e preparar a população.

Continua após a publicidade

Categorias de um furacão - velocidades dos ventos

  • Cinco - igual ou superior a 252 km/h
  • Quatro - 209 a 251 km/h
  • Três - 178 a 208 km/h
  • Dois - 154 a 177 km/h
  • Um - 119 a 153 km/h

Deixe seu comentário

Só para assinantes