Homem é condenado por usar IA para criar imagens de abuso sexual infantil
Do UOL, em São Paulo
28/10/2024 17h00
Um britânico foi condenado pela Justiça a 18 anos de prisão por usar a inteligência artificial para criar imagens de abuso sexual infantil.
O que aconteceu
Hugh Nelson, de 27 anos, se declarou culpado no Tribunal da Coroa de Bolton. A lista de crimes cometidos pelo homem inclui 11 crimes sexuais contra crianças. Ele também admitiu ter encorajado o estupro de uma criança, segundo relatou a agência de notícia AP (Associated Press).
Relacionadas
Nelson recebia encomendas por meio de salas de bate-papo na internet. As ofertas eram recebidas e, na sequência, ele produzia as fotos com imagens explícitas de crianças sendo abusadas sexualmente.
Polícia afirma que homem utilizou software de IA de uma empresa dos EUA. Esse programa tem função de inteligência artificial e é capaz de gerar imagens. Os investigadores afirmam que esse é considerado um caso histórico.
Nelson é um homem extremamente perigoso e achou que poderia escapar [da Justiça] usando tecnologia moderna. Ele estava errado e agora sentiu toda a força da lei por suas ações. O uso de software de computador e IA em crimes online é uma área que estamos percebendo que está crescendo, mas minha mensagem para os criminosos que acham que criar material indecente dessa forma significa que não serão pegos e perseguidos implacavelmente é que pensem novamente. Jen Tattersall, chefe da equipe de investigadores.
À agência AP, a Daz 3D, responsável pelo software, diz que o acordo de licenciamento proíbe seu uso para criar imagens que "violem as leis de pornografia infantil ou exploração sexual infantil, ou que sejam prejudiciais a menores". "Condenamos o uso indevido de qualquer software, incluindo o nosso, para tais propósitos, e estamos comprometidos em melhorar continuamente nossa capacidade de preveni-lo", considerou.