Lula, Macron, Meloni: autoridades se solidarizam após inundações na Espanha
Autoridades se manifestaram e prestaram solidariedade à Espanha após as fortes chuvas e inundações registradas no leste do país nesta terça-feira. Há dezenas de mortos e desaparecidos na região.
O que aconteceu
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, se pronunciou na rede social X. Ele demonstrou solidariedade ao povo da Espanha em nome de todos os brasileiros e pediu união. "Os efeitos da crise climática são devastadores e têm atingido o Brasil e outros países. Precisamos de mais unidade nas ações entre os países do mundo para frear seu avanço."
As imagens das chuvas na Espanha causam espanto e nos unem em solidariedade aos espanhóis. Até o momento, mais de 60 pessoas morreram após as enchentes no sul e leste da Espanha. Os efeitos da crise climática são devastadores e têm atingido o Brasil e outros países. Precisamos de?
-- Lula (@LulaOficial) October 30, 2024
Emmanuel Macron, presidente da França, também usou o X para demonstrar apoio à Espanha e oferecer ajuda francesa às equipes de resgate. "Total solidariedade com os nossos amigos espanhois, que sofrem com as terríveis inundações. Todas as minhas condolências às famílias das vítimas e seus entes queridos."
Pleine solidarité avec nos amis espagnols qui subissent de terribles inondations. Toutes mes condoléances aux familles de victimes et à leurs proches. La France se tient prête à porter assistance aux équipes de secours.
-- Emmanuel Macron (@EmmanuelMacron) October 30, 2024
O governo italiano também expressou solidariedade à Espanha. Giorgia Meloni, primeira-ministra da Itália, disse que seu pensamento está com as famílias das vítimas e que o país está perto da Espanha "neste momento terrível". O presidente Sergio Mattarella compartilhou a carta que enviou ao rei da Espanha, Filippo VI. "Acompanhei com profunda preocupação e grande dor as notícias", e transmitiu suas condolências ao rei e aos familiares das vítimas.
Desidero esprimere la mia solidarietà e quella del Governo italiano alla comunità spagnola duramente colpita dalle alluvioni che hanno messo in ginocchio interi territori, in particolare la città di Valencia. Rivolgo il mio pensiero di vicinanza ai familiari delle vittime.?
-- Giorgia Meloni (@GiorgiaMeloni) October 30, 2024
Alluvioni in #Spagna, il Presidente #Mattarella ha inviato al Re #FilippoVI il seguente messaggio: pic.twitter.com/6meCc6D5JR
-- Quirinale (@Quirinale) October 30, 2024
Em Portugal, o primeiro-ministro Luís Montenegro também demonstrou o pesar do governo português pelas vítimas na Espanha. Ele afirmou que o país "disponibiliza-se para toda a ajuda necessária." No site oficial da presidência portuguesa, há uma nota dizendo que o presidente Marcelo Rebelo de Sousa enviou uma mensagem para o rei da Espanha, exprimindo solidariedade e condolências "pelas dramáticas inundações na zona de Valência".
O governo português expressa o maior pesar pelo elevado número de vítimas das inundações registados em Espanha, mostra solidariedade a todo o povo espanhol e ao @desdelamoncloa e disponibiliza-se para toda a ajuda necessária. @sanchezcastejon
-- Luís Montenegro (@LMontenegropm) October 30, 2024
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse que "o que estamos vendo na Espanha é devastador". Ela também afirmou que a União Europeia ofereceu ajuda ao governo espanhol.
What we're seeing in Spain is devastating.
-- Ursula von der Leyen (@vonderleyen) October 30, 2024
My thoughts are with the victims, their families and the rescue teams.
The EU has already offered support.
Copernicus has been activated.
The #EUCivilProtection can be mobilised.
Europa está lista para ayudar https://t.co/SOsCIxHwvV
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.