Topo

Apuração das eleições americanas: siga resultados ao vivo no UOL

Donald Trump e Kamala Harris em debate da ABC Imagem: Saul Loeb / AFP

Do UOL, em São Paulo

05/11/2024 18h36

Hoje, 5 de novembro de 2024, os Estados Unidos realizam suas eleições presidenciais. A vice-presidente Kamala Harris disputa pelo Partido Democrata, enquanto o ex-presidente Donald Trump representa o Partido Republicano. A apuração dos votos pode ser acompanhada abaixo.

Relacionadas

Nos EUA, não há uma data fixa para a divulgação do resultado final. Os primeiros números devem sair na noite desta terça, mas a contagem completa pode se estender por vários dias, como ocorreu na eleição de 2020 com Joe Biden.

A eleição deste ano é singular, pois coloca Kamala Harris, a vice-presidente atual, em disputa contra Trump, que foi presidente de 2017 a 2020. Além da presidência, todos os 435 deputados e 34 senadores serão eleitos para o Congresso.

O sistema eleitoral americano é indireto e decidido pelo Colégio Eleitoral. Assim, embora os eleitores votem nos candidatos, são os delegados estaduais que determinam o vencedor.

Candidatos em disputa

Kamala Harris representa o Partido Democrata após a decisão de Biden de não tentar a reeleição. Seu vice é Tim Walz, governador de Minnesota.

Pelo Partido Republicano, Trump escolheu o senador J. D. Vance como seu vice.

Modalidades de voto

Os eleitores podem optar pelo voto presencial no dia da eleição, votar antecipadamente ou pelo correio. O envio de votos pelo correio pode ocorrer semanas antes, mas o grande volume pode atrasar a apuração.

Cada estado possui regras próprias de votação e contagem. Na Flórida, por exemplo, as cédulas enviadas pelo correio podem ser contadas assim que chegam, o que acelera o processo de apuração.

Como ocorre a contagem?

Para vencer, o candidato precisa da maioria dos 538 votos do Colégio Eleitoral, ou seja, pelo menos 270 votos. Em Maine e Nebraska, o sistema é proporcional, permitindo que parte dos delegados acompanhe os votos distritais.

O Colégio Eleitoral possibilita que um candidato ganhe sem a maioria do voto popular, como ocorreu com Trump em 2016. O resultado costuma ser projetado na noite da eleição, mas a formalização ocorre apenas em dezembro.

Se houver um empate, a Câmara dos Deputados escolhe o presidente, algo que aconteceu em 1800 e 1824.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Apuração das eleições americanas: siga resultados ao vivo no UOL - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Eleições americanas