Filas, cédulas de papel e juramento: a eleição nos EUA em imagens
Os eleitores vão às urnas para decidir nesta terça-feira (5) quem será o próximo presidente dos Estados Unidos: o republicano Donald Trump ou a democrata Kamala Harris. Cenário acirrado está refletido nas pesquisas, que indicam empate. O vencedor assumirá o cargo em 20 de janeiro de 2025.
Veja imagens do dia da votação
Kamala votou por correio e Trump deve votar pessoalmente na Flórida. A democrata irá acompanhar a eleição em seu gabinete, em Washington DC, enquanto o republicano depositará o voto em West Palm Beach.
Votação antecipada para presidente começou em 17 de outubro. As urnas foram abertas inicialmente na Carolina do Norte, apenas algumas semanas após o furacão Helene devastar o oeste do Estado. Esse método de votação antecipada existe para facilitar o acesso ao voto e aumentar a taxa de participação. A maioria dos estados adota, mas cada um tem suas regras e prazos.
Mais de 80 milhões de pessoas já haviam até a manhã desta terça-feira (5). O número representa praticamente metade de todos os votos registados em 2020, quando Joe Biden venceu. Naquele ano de pandemia, 154 milhões de americanos foram às urnas.
Newsletter
DE OLHO NO MUNDO
Os principais acontecimentos internacionais e uma curadoria do melhor da imprensa mundial, de segunda a sexta no seu email.
Quero receber
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.