Ameaça aos EUA? Rússia é suspeita de detonar objetos incendiários em aviões
Colaboração para o UOL, de Belo Horizonte*
06/11/2024 09h57
Autoridades ocidentais estão investigando suspeita de ação da Rússia após pacotes pegarem fogo durante transporte em países da Europa, de acordo com o The New York Times.
O que aconteceu
A Rússia teria colocado dispositivos incendiários em aviões de carga na Europa e colocado fogo em centros de distribuição na Grã-Bretanha e Alemanha, segundo autoridades ocidentais ouvidas pelo The New York Times. O objetivo da sabotagem, no entanto, não estaria claro, segundo as fontes.
Em agosto, a Alemanha emitiu um alerta sobre pacotes que pegaram fogo durante o frete. A empresa de logística DHL confirmou ao menos dois casos, à época. Em uma das situações, ocorrida em julho, um pacote foi incendiado e as chamas se espalharam por um contêiner inteiro, no centro de logística da empresa em Leipzig.
Há uma desconfiança que os planos da Rússia envolvam ameaçar os Estados Unidos. Os serviços de inteligência investigam se eles pretendem destruir aviões e detonar bombas nos centros de logística em solo norte-americano, ou até explodir aviões em pleno ar. Autoridades disseram ao The New York Times que os Estados Unidos e seus aliados europeus eram os alvos da Rússia.
Segundo as fontes ouvidas pelo jornal, a operação russa seria motivada pelo apoio do ocidente aos militares da Ucrânia.
*(Com agência Deutsche Welle)