Kennedy: EUA podem reviver macarthismo com Trump mais autoritário

Donald Trump não vai recuar de suas promessas de campanha e será ainda mais perigoso, agressivo e autoritário do que foi no primeiro mandato na Casa Branca, afirmou no UOL News desta sexta (8) o colunista Kennedy Alencar.

Entre os militares, nos funcionários públicos, no Departamento de Justiça. Ou seja, ele vai entregar o que ele prometeu e nós vamos, com certeza, ter o avanço do autoritarismo aqui nos Estados Unidos. Não adiantar dourar a pílula ou imaginar que quando chegar no poder agora a segunda vez, ele vai se moderar.
Kennedy Alencar

Kennedy falou sobre a possibilidade de um novo "macarthismo trumpista", se referindo a um período da história americana de caça aos comunistas.

Não tenho dúvida de que o Trump vai tentar fazer isso, tanto que hoje, por exemplo, o Washington Post tem uma reportagem muito importante sobre o temor do Pentágono, sobre como os militares devem reagir diante das ordens do comandante em chefe.

O presidente é o comandante em chefe das Forças Armadas, ele pode dar ordens, mas você tem declarações de pessoas que estão atuando ainda no Pentágono dizendo o seguinte: as ordens legais devem ser cumpridas. Ou seja, ordens ilegais ou controversas, essas podem estar sujeitas a algum tipo de contestação.
Kennedy Alencar

Ele lembrou que Trump fala em usar os militares internamente para perseguir os inimigos dentro do país.

Ele pode mobilizar os militares, por exemplo, quando ele fala que não é uma questão de dinheiro deportar s imigrantes e coloca os imigrantes ilegais e sem documento como uma questão de segurança dos Estados Unidos.

E ele pode querer usar os militares para uma questão interna. Eu não tenho dúvida de que a gente vai reviver tempos sombrios aqui nos Estados Unidos com o Trump. Kennedy Alencar, colunista do UOL

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.

Continua após a publicidade

Quando: De segunda a sexta, às 10h e 17h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.