Conteúdo publicado há 1 mês

Trump colocou Musk em ligação com Zelensky após vitória, diz jornal

O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, colocou o dono do X, Elon Musk, para falar com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, na ligação que ele manteve com o ucraniano após a vitória na disputa contra Kamala Harris.

O que aconteceu

A participação na conversa ressalta o papel influente que Musk deve ter no novo governo, aponta o jornal digital Axios. A ligação durou cerca de 25 minutos.

Depois de Zelensky parabenizar Trump, o republicano disse, sem detalhar, que apoiará a Ucrânia, segundo o portal. O dono do X afirmou que também estará ao lado dos ucranianos por meio de seus satélites Starlink.

O presidente da Ucrânia ficou tranquilo com o que ouviu do presidente eleito. "Nada do que Zelensky e seus assessores ouviram de Trump e sua equipe foi alarmante ou nos fez sentir que a Ucrânia seria quem pagaria o preço", relatou uma fonte ao Axios.

No dia da vitória, Zelensky parabenizou Trump e ressaltou a aliança entre os países. "Lembro-me do nosso grande encontro com o presidente Trump em setembro, quando discutimos em detalhes a parceria estratégica Ucrânia-EUA, o Plano de Vitória e maneiras de pôr fim à agressão russa contra a Ucrânia", escreveu.

Em mais de uma ocasião, Trump prometeu acabar "rapidamente" com a guerra entre Ucrânia e Rússia. Porém, o republicano nunca detalhou como faria isso.

Musk no governo

Antes de ser eleito o novo presidente dos EUA, Donald Trump havia prometido que Elon Musk seria nomeado para liderar uma auditoria dos gastos do governo. Segundo o republicano, a ideia é implementar uma comissão de eficiência governamental.

Trump também afirmou que Musk concordou em liderar o órgão. Em uma participação em um podcast no dia 19 de agosto, o dono do X contou conversou com o político sobre a possibilidade e disse que estava interessado em coordená-la.

Continua após a publicidade

O presidente eleito ainda não detalhou como a comissão funcionaria. Apesar disso, disse que pretende reduzir as taxas de impostos para empresas que fabricam internamente, estabelecer zonas de "baixo imposto" em terras federais e iniciar um fundo de riqueza.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.