Trump é o republicano que mais conquistou delegados desde 1988

As vitórias nos sete estados decisivos fizeram o republicano Donald Trump chegar a 312 delegados no total, contra 226 da democrata Kamala Harris. Esse é o melhor desempenho de um candidato do partido desde George H. W. Bush em 1988.

O que aconteceu

Trump derrotou a adversária nos sete "estados roxos". Arizona, Nevada, Wisconsin, Pensilvânia, Michigan, Carolina do Norte e Geórgia deram mais votos ao republicano. Cinco destes estados ajudaram Joe Biden a derrotar Trump em 2020.

Em 2016, o republicano levou 304 delegados. Na ocasião, a democrata Hillary Clinton conseguiu a vitória em Nevada, além de conquistar um delegado em Nebraska, onde as regras são diferentes da maioria dos estados.

Melhor desempenho republicano desde 1988. Nas eleições daquele ano, George H. W. Bush, então vice-presidente na chapa de Ronald Reagan, aproveitou a popularidade do então presidente e conquistou 426 delegados.

Entenda os 'estados roxos'

Estados roxos são aqueles sem predominância de vitórias republicanas ou democratas ao longo da história. A maioria dos estados americanos é fiel a um dos partidos e não gera surpresas durante a contagem dos votos. Entretanto, há estados que variam os escolhidos, elegendo tanto republicanos quanto democratas, geralmente por margens acirradas. Por isso, os estados recebem o apelido de "roxos", pois representam a mistura entre os partidos vermelho (Republicanos) e azul (Democratas).

Candidatos valorizam a opinião de cada estado porque eleições acontecem em sistema de colégio eleitoral. Nos EUA, o presidente e vice não são eleitos diretamente pelo voto dos cidadãos. Os eleitores, na realidade, escolhem os representantes do colégio eleitoral de seus respectivos estados. O número de delegados em cada estado costuma variar entre 3 e 54, sendo proporcional ao tamanho da população e de parlamentares. No total, um candidato precisa conquistar 270 dos 538 delegados para ser eleito.

Candidato recebe votos de todos os delegados do estado, mesmo que a disputa tenha sido extremamente acirrada na região. A quantidade de delegados a favor de um candidato não é proporcional à porcentagem de votos que aquela pessoa recebeu entre a população. Ou seja, se a votação ficar 60% a 40% em um estado com dez delegados, o candidato que conseguiu 60% levará os votos dos dez representantes, não apenas seis. Os estados de Maine e Nebraska são os únicos que fogem à regra, usando o método do distrito congressional. Neste caso, os estados indicam dois votos de delegados para o vencedor no estado todo e, em seguida, um voto de delegado para o vencedor do voto popular em cada distrito.

Estados roxos estão espalhados pelo país. A cada eleição, os estados mais "indecisos" podem variar. Nas últimas décadas, os estados de Pensilvânia, Michigan, Wisconsin, Arizona, Geórgia, Nevada e Carolina do Norte tem sido considerados muito decisivos. Neste ano, a mídia americana está chamando atenção para Minnesota, New Hampshire, Flórida e o segundo distrito de Nebraska.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.