O que são as 'nojentas' bolas pretas que apareceram em praias da Austrália
Milhares de estranhas bolas pretas surgiram nas praias de Coogee, em Sydney, na Austrália, em outubro. Todos os pontos afetados foram temporariamente fechados para o público. As informações são do jornal The Guardian.
O que aconteceu
As misteriosas bolas apareceram nas areias das praias de Sydney. O fenômeno levou ao fechamento de várias praias populares, enquanto autoridades tentavam determinar a origem do material.
As bolas eram descritas como "nojentas" e com odor "repulsivo". Essa foi a declaração do professor Jon Beves, da Universidade de New South Wales, que coordenou as análises, de acordo com reportagem do The Guardian.
Do que eram feitas as bolas. Em testes, o material encontrado nas bolas incluía óleos, gordura, restos de comida, cabelo, e até substâncias como THC e metanfetamina, além de traços de fezes humanas, sugerindo uma origem de esgoto ou resíduos industriais.
De onde surgiram as bolas misteriosas
Inicialmente, havia uma suspeita de que as bolas fossem "tar balls" (aglomerados de alcatrão). O que indica vazamentos de óleo, mas os testes desmentiram essa teoria.
Bolas podem ter "escapado" do esgoto. Beves descreveu ao The Guardian os aglomerados como "fatbergs", massas sólidas de gordura, óleo e outros resíduos que se formam em tubulações de esgoto e podem, eventualmente, ser liberadas no oceano através de um descarte não planejado. As bolas foram resultado de uma mistura de materiais domésticos e industriais acumulados em algum sistema de esgoto, sendo expelidas no mar, possivelmente devido a algum extravasamento. A origem exata das bolas, porém, ainda não foi identificada, e investigações continuam para rastrear a fonte do descarte.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.