Ucrânia se prepara para grande ataque russo e coloca população em alerta
A Ucrânia colocou toda a população em alerta nesta segunda (11) após a ameaça de um grande ataque russo.
O que aconteceu
Forças ucranianas relataram que vários mísseis foram lançados pela Rússia. Entre eles, oito bombardeiros de longo alcance Tu-95, que podem transportar mísseis de cruzeiro, e um avião interceptor e de ataque MiG-31.
Sirenes foram acionadas em todo o país. Os moradores foram orientados a buscar abrigo. A energia elétrica foi cortada como medida de prevenção.
Aviões russos podem ter feito voos simulando um ataque maior, segundo a agência Reuters. Isso levou a Ucrânia a se preparar para um ataque em larga escala.
Ataques noturnos deixaram seis mortos. Cinco pessoas foram atingidas por um bombardeio em Mykolaiv e uma em Zaporizhzha. Imagens mostram que prédios residenciais foram alvo.
Intensificação dos ataques ocorre após jornal revelar conversa recente entre Donald Trump e Vladimir Putin. Segundo o Washington Post, Trump manifestou interesse em futuras conversas para discutir uma "solução próxima para a guerra na Ucrânia".
Rússia diz que vê eleição de Trump como "sinal positivo" para resolução do conflito. "Trump disse que vê tudo isto por meio de acordos. E que ele pode obter um acordo que leve à paz", disse o porta-voz russo Dmitri Peskov.
*Com informações de AFP
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.