Conteúdo publicado há 28 dias

Surto de E.coli no McDonald's já deixou mais de 100 doentes nos EUA

As autoridades de saúde dos EUA já identificaram 104 pessoas doentes em 14 estados norte-americanos após um surto da bactéria E.coli, associado aos hambúrgueres "Quarterão", do McDonald's. O balanço atualizado foi divulgado nesta quarta-feira (13), segundo a emissora CBS News.

O que aconteceu

Pelo menos 34 pessoas foram internadas e quatro desenvolveram uma condição que pode causar insuficiência renal. A morte de um homem de 88 anos que morava em Grand Junction, no Colorado, vítima da infecção, já havia sido informada.

Os casos foram registrados nos seguintes estados: Colorado, Montana, Nebraska, Novo México, Missouri, Utah, Wyoming, Kansas, Michigan, Iowa, Carolina do Norte, Oregon, Washington e Wisconsin.

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) aponta as cebolas como provável causa do surto, segundo o jornal britânco The Guardian. O McDonald's suspendeu a compra do vegetal de uma fábrica no Colorado.

A empresa também havia suspendido a venda dos hambúrgueres nos estados afetados, mas depois foi retomada.

Como a infecção é causada

A E. coli vive naturalmente no intestino, e a maioria das cepas não causa doenças. Mas existem alguns tipos que podem causar cólicas, diarreia, vômitos e até mesmo insuficiência renal e morte.

A contaminação com a bactéria costuma ocorrer pela presença de fezes de animais na comida. Também pode acontecer ao tentar lavar alimentos com água contaminada.

Brotos, vegetais folhosos, leite, queijo, carne crua de boi e aves são os alimentos que mais inspiram atenção. Quando esses itens não estão bem higienizados ou apropriadamente cozidos, há o risco de contaminação com a bactéria.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.