Uruguai: Pupilo de Mujica, Orsi é eleito presidente; Delgado admite derrota

Yamandú Ramón Antonio Orsi Martínez, 57, foi eleito neste domingo (24) o novo presidente do Uruguai. O adversário Álvaro Luis Delgado, apoiado pelo atual presidente, Luis Lacalle Pou, admitiu a derrota. Lacalle Pou parabenizou o presidente eleito, assim como o presidente Lula e a ex-presidente argentina Cristina Kirchner.

Às 01h18, com 100% das urnas apuradas, Orsi tinha 49,84% dos votos, e Delgado, 45,87%.

O que aconteceu

Orsi confirmou o favoritismo do primeiro turno. A vitória dele também confirma a tendência das últimas pesquisas eleitorais divulgadas, que mostraram pequena vantagem nas intenções de voto.

Apoio do ex-presidente Pepe Mujica foi importante na campanha do presidente eleito. Com saúde debilitada e tratando um câncer, o ex-presidente de 89 anos participou ativamente da campanha de Orsi e falou em "sair do poço" em propagandas após o primeiro turno.

Companheira de chapa de Orsi, Carolina Cosse, ex-prefeita de Montevidéu, será vice do país. Ela competiu contra Yamandú nas disputas internas da Frente Ampla, mas perdeu. A candidatura dela contava com o apoio de comunistas e socialistas.

Escolha do povo uruguaio pode aproximar o país do Brasil. Ao UOL, a coordenadora de pós em Relações Internacionais da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, Flávia Loss Araújo, afirmou que Orsi vê as relações com o Mercosul com mais simpatia do que o atual presidente, Lacalle Pou, e seu afilhado político, Álvaro Delgado, que perdeu as eleições.

Essa é uma boa notícia para o Mercosul. Se ele seguir os passos do Mujica, que foi praticamente seu mentor, isso pode diminuir um pouquinho as tensões ali dentro do bloco.
Professora Flávia Loss Araújo, ao UOL

Quem é Yamandú Orsi

O pupilo de Mujica nasceu em zona rural de Canelones, cidade com menos de 500 mil habitantes. Ele viveu em uma casa sem luz por parte da vida e estudou em uma escola pública da cidade.

Continua após a publicidade

Primeiro cargo político dele foi de secretário-geral da cidade. Ele trabalhou por quase 10 anos na função e depois serviu como prefeito por dois mandatos. Ele renunciou ao cargo para disputar as internas partidárias de junho, que venceu com mais de 60% dos votos.

Ex-professor de história. Ele se formou em 1991 e lecionou em escolas de Ensino Médio do interior até 2005, quando iniciou sua carreira no governo de Canelones.

Ele aderiu ao Movimento de Participação Popular, fundado por Mujica, em 1989. Quando jovem, ele cuidava da loja de seus pais, foi coroinha na Igreja Católica e dançarino de folclore.

Orsi foi casado duas vezes. Da sua relação mais recente, nasceram seus filhos gêmeos de 11 anos.

Com perfil moderado, Orsi sofreu críticas por não apresentar um plano de governo antes das eleições. Ele também foi questionado por não participar de debates ou conceder entrevistas a diversos veículos de comunicação.

Adversário Álvaro Luis Delgado admite derrota

"Conte conosco", disse Delgado a Orsi em publicação no X. Amigo de Lacalle Pou, Delgado ofereceu ajuda para construir acordos necessários ao desenvolvimento do país. Delgado pregava a continuidade do trabalho feito pelo atual governo. Entre as propostas da campanha, estavam o fornecimento de refeições escolares todos os dias do ano e fornecimento de cinco dias anuais de licença trabalhista para pais de crianças com menos de 3 anos.

Continua após a publicidade

*Com informações da AFP

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.