Topo

Biden anuncia perdão presidencial ao filho após dizer que não o faria

Hunter Biden terá perdão presidencial por condenações judiciais em crimes federais Imagem: Divulgação/Youtube

Do UOL, em São Paulo

01/12/2024 22h28

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou neste domingo (1º) que vai conceder perdão presidencial ao filho Hunter Biden, condenado duas vezes este ano em processos federais.

O que aconteceu

Biden confirmou a decisão em um comunicado. De acordo com o canal de notícias americano NBC News, o presidente justificou que os processos que condenaram Hunter foram infectados pela "política crua que levou a um erro judiciário". "Espero que os americanos entendam por que um pai e um presidente tomariam esta decisão", disse Biden em trecho do comunicado.

Relacionadas

Perdão indica que Hunter Biden não será sentenciado por seus crimes. Com isso, o filho do presidente não deve ir para a prisão, o que era uma possibilidade. A concessão oficial de clemência não pode ser revogada pelo presidente eleito Donald Trump.

Decisão é um recuo de Biden, que disse publicamente mais de uma vez que não daria perdão ao filho. "Eu não vou perdoá-lo", disse o presidente em junho, logo após um julgamento em que Hunter foi condenado por três acusações federais sobre porte de arma.

Biden usou o perdão presidencial para evitar que filho vá para a cadeia, segundo a NBC News. A emissora lembrou que o presidente está em fim de mandato na Casa Branca e não tem perspectiva de assumir cargo político, o que dificultaria possibilidades de salvar o filho da prisão.

Penas de Hunter seriam divulgadas em meados de dezembro. Segundo a emissora americana, a sentença do filho de Biden no caso dos crimes por porte de armas será fixada em 12 de dezembro. No dia 16, está prevista a divulgação da condenação no processo em que ele se declarou culpado por evasão fiscal.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Biden anuncia perdão presidencial ao filho após dizer que não o faria - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Internacional