Trump é escolhido 'Pessoa do Ano' de 2024: 'Moldou o mundo e as manchetes'

A revista Time divulgou hoje que o presidente eleito dos EUA Donald Trump foi escolhido como a personalidade do ano de 2024 da publicação.

O que aconteceu

Esta não é a primeira vez que Trump aparece na capa da Time com o título de "Personalidade do Ano". Em 2016, ele recebeu o mesmo reconhecimento após vencer a eleição presidencial dos Estados Unidos.

Outros 13 presidentes norte-americanos já foram homenageados pela publicação. Entre eles, o atual presidente Joe Biden e Barack Obama.

O editor-chefe da Time, Sam Jacobs, explicou a escolha e disse que Trump moldou o mundo. A revista esclarece que a decisão é pautada na pessoa que, para o bem ou para o mal, protagonizou as manchetes de jornais nos últimos 12 meses.

Jacobs afirma ainda que estamos vivendo na ''era de Trump''. ''Talvez nenhum indivíduo tenha desempenhado um papel maior na mudança do curso da política e da história do que Trump'', diz o editorial.

O editor cita ainda alguns dos feitos de Trump ao longo de 2024. A revista fala que o republicano despachou os seus rivais republicanos em tempo recorde, fez um único debate que tirou Joe Biden da disputa, sobreviveu a uma tentativa de assassinato e superou Kamala Harris com uma grande vantagem.

Por organizar um retorno de proporções históricas, por conduzir um realinhamento político único em uma geração, por remodelar a presidência americana e alterar o papel da América no mundo, Donald Trump é a Pessoa do Ano de 2024 da TIME. Time Magazine

Conflito e críticas à Time

Em 2013, ele criticou duramente a eleição da "Personalidade do Ano", chamando-a de "uma piada". Segundo Trump, escolha seria "uma jogada de marketing de uma revista que, assim como a Newsweek, logo estará morta".

Continua após a publicidade

Dois anos depois, em 2015, Trump expressou insatisfação por não ter sido escolhido. Naquele ano, a escolhida foi a então chanceler alemã Angela Merkel.

No entanto, ao ser finalmente eleito "Personalidade do Ano" em 2016, Trump mudou de tom. "É uma grande honra. Significa muito, especialmente para mim, que cresci lendo a revista Time. E, você sabe, é uma revista muito importante", afirmou na época.

Em 2024, Trump já apareceu na capa da Time em três ocasiões ao longo do ano.

*Com RFI

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.