Topo

Trump sobre apoio a suspeito de matar CEO: 'Como conseguem gostar dele?'

Luigi Nicholas Mangione foi preso por suspeita de assassinar Brian Thompson Imagem: Reprodução/MSNBC News

Do UOL, em São Paulo

17/12/2024 18h26Atualizada em 17/12/2024 18h52

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou na segunda-feira (16) os apoiadores de Luigi Mangione, preso sob suspeita de ter assassinado Brian Thompson, CEO da seguradora de saúde UnitedHealthcare.

O que aconteceu

Trump afirmou que o assassinato de Brian foi a "sangue frio" e "horrível". A fala ocorreu durante uma entrevista coletiva na segunda-feira (16), segundo a Fox News.

"Eu acho realmente terrível que algumas pessoas pareçam admirá-lo", disse Trump. "Como as pessoas conseguem gostar desse cara? Isso é realmente uma doença. É muito ruim. Especialmente pela maneira como [o crime] foi cometido. Foi tão ruim", acrescentou.

O republicano ainda disse ter pensado que eram "falsas" as notícias que pessoas estão apoiando Luigi como o UOL mostrou, algumas chegaram a chamar o suspeito de "herói". "Parece que há um certo interesse [pelo assassino]. Não entendo", finalizou.

Assassinato ocorreu em 4 de dezembro

Brian Thompson, CEO assassinado da UnitedHealth Group Imagem: Divulgação/UnitedHealth Group

Brian Thompson, 50, estava em frente ao Hilton de Midtown, onde uma conferência de investidores era realizada. Ele faria uma apresentação no evento, mas foi atingido pouco antes das 7h (9h, no horário de Brasília).

Policiais tentaram reanimar Thompson e o levaram a um hospital, onde a morte foi confirmada. "Estamos profundamente tristes e chocados com o falecimento de nosso querido amigo e colega Brian Thompson, diretor-executivo da UnitedHealthcare", disse a empresa em comunicado.

Nesta terça, Luigi foi acusado de assassinato em primeiro grau pelo Gabinete do Procurador Distrital de Manhattan. Essa classe de crimes é a mais severa entre os atentados contra a vida na Justiça dos Estados Unidos. Para que uma pessoa seja condenada por esse tipo de infração, precisa ter matado com intenção, ter premeditado e planejado o crime e/ou apresentar "negligência" com a vida humana.

Sistema de saúde nos Estados Unidos é baseado em planos privados. Os EUA são o único país desenvolvido que não tem cuidado universal de saúde. O serviço acaba sendo oferecido por empresas, que frequentemente recusam cobertura de cirurgias, medicamentos ou mesmo anestesia. Publicado em julho deste ano, um levantamento do Centro Nacional de Saúde dos EUA aponta que 25 milhões de americanos, sendo 2,8 milhões de crianças, não tinham, acesso pleno à saúde em 2023.

UnitedHealth Group faturou 100 bilhões de dólares no terceiro trimestre de 2024. A UnitedHealthcare, que era administrada pela vítima, é um braço da companhia que administra produtos de saúde, como Medicare e Medicaid, para pessoas idosas e de baixa renda, financiados pelos orçamentos estatais.

UnitedHealthcare é a seguradora de saúde que mais nega pedidos de pacientes. Um levantamento publicado pela Forbes e pelo Boston Globe mostra que a UnitedHealthcare nega 32% dos pedidos de seus pacientes. A média nacional dos Estados Unidos é de 16%.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Trump sobre apoio a suspeito de matar CEO: 'Como conseguem gostar dele?' - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Internacional