Venezuela fecha fronteira com o Brasil no dia da posse de Maduro
O governo venezuelano fechou as fronteiras com o Brasil no dia da posse de Nicolás Maduro. A informação foi divulgada pela Polícia Militar de Roraima e confirmada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.
O que aconteceu
A fronteira entre os dois países, localizada na cidade de Pacaraima, em Roraima, está fechada desde a manhã desta sexta-feira (10). Imagens enviadas pela Polícia Militar de Roraima, mostram a passagem fechada por cones e barras de metal, elas teriam sido colocadas por militares da guarda venezuelana.
A movimentação no local é "tranquila" e o fechamento já era esperado pela população. Segundo a assessoria de comunicação da PM de Roraima, o movimento é comum durante eventos importantes no país vizinho.
O presidente venezuelano Nicolás Maduro tomou posse nesta sexta-feira (10). Maduro ficará no poder até 10 de janeiro de 2031. O ditador está há quase 12 anos na presidência e seu governo ficou marcado por uma profunda crise econômica e social.
Governo chavista não divulgou as atas de votação até hoje. Em 2023, o governo Maduro se comprometeu a realizar eleições transparentes com a assinatura do Acordo de Barbados. Após o processo eleitoral, porém, esses dados oficiais nunca foram compartilhados.
EUA diz que novo mandato de Maduro é "farsa" e diz que vai impôr novas sanções. Horas antes da posse, a Venezuela fechou sua fronteira com a Colômbia, denunciando uma "conspiração internacional". Maduro assume em meio a protestos da oposição e contestação de países do Ocidente, que acusam o governo de fraudar as eleições.
Governo Lula enviou sua embaixadora em Caracas, Glivânia de Oliveira, para a cerimônia. O governo mexicano também havia afirmado que iria enviar um representante.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.