Topo

OPINIÃO

Sakamoto: Trump apela para marketing ao listar brasileiro entre criminosos

Colaboração para o UOL

28/01/2025 11h25

Ao colocar um brasileiro preso nos Estados Unidos entre os "piores criminosos" imigrantes, Donald Trump apela para o marketing para justificar a truculência no tratamento aos deportados, afirmou o colunista Leonardo Sakamoto no UOL News desta terça (28).

Vitor de Sousa Lima foi condenado por homicídio culposo em um acidente de carro em Minas Gerais. O brasileiro foi colocado em uma lista ao lado de criminosos como estupradores e suspeitos de terrorismo.

A Casa Branca erra retumbantemente. Se ela coloca pessoas em listas, precisa explicar sobre qual crime está se manifestando. É claro que um homicídio culposo no trânsito é terrível. Mas vemos, por exemplo, filhinhos de papai pegarem o carro possante do pai, esmagarem um trabalhador e irem viajar para uma temporada nos EUA e nem por causa disso são perseguidos.

Ele cometeu terrorismo nos EUA, estuprou, matou? Se ele tem um crime e deve pagar no Brasil, que seja deportado para cá como tantos criminosos por conta de acordos de deportação. Isso acontece a toda hora. A questão é o que essa pessoa cometeu nos EUA para ser acusada desta forma. Falta transparência.

Não adianta colocar em uma lista para que sirva de publicidade e de marketing para o governo Trump, para falar que 'essa é a prova de que a xepa do mundo está vindo para cá'. A imensa maioria das pessoas que imigram para países mais ricos vai em busca de uma vida melhor.

Ao que tudo indica, o governo Trump não está fazendo a lição de casa, mas apela ao marketing para causar esse impacto junto a sua população, ao afirmar que vai 'expulsar pessoas absurdas e violentas'. Leonardo Sakamoto, colunista do UOL

Sakamoto frisou que o discurso truculento de Trump reverbera entre autoridades de menor instância, podendo ser interpretado como uma espécie de "carta branca" para a adoção de práticas violentas.

O grande problema de se ter um governo com uma retórica violenta contra migrantes é que ela desce até quem executa a política no dia a dia. Trump tem o discurso dele, mas terá limites na atuação pessoal. Agora, o guarda de imigração que está no avião, não. Ele recebe aquela percepção do 'faça o que for preciso' para colocar essa política em ação e eles fazem.

Há muita gente honrada entre a polícia federal dos EUA e os guardas da imigração, mas também há gente criminosa que veste farda. E é desse pessoal com quem temos que nos preocupar. Leonardo Sakamoto, colunista do UOL

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h, com apresentação de Fabíola Cidral, e às 17h, com Diego Sarza. Aos sábados, o programa é exibido às 11h e 17h, e aos domingos, às 17h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. O Canal UOL também está disponível na Claro (canal nº 549), Vivo TV (canal nº 613), Sky (canal nº 88), Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64), Samsung TV Plus (canal nº 2074) e no UOL Play.

Veja a íntegra do programa:

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL


Internacional