Papa Francisco tem falta de ar e não consegue terminar leitura em cerimônia

O Papa Francisco precisou de ajuda para fazer uma celebração neste domingo (9) após sentir falta de ar durante uma leitura no Vaticano.

O que aconteceu

"Peço desculpas e peço que o mestre de cerimônias continue a leitura devido à dificuldade de respirar", disse Francisco, apontando para o próprio peito. Ele entregou os papeis ao arcebispo Diego Ravelli, que continuou a celebração.

O caso aconteceu durante uma leitura para soldados na praça de São Pedro. A cerimônia fazia parte das celebrações do jubileu da igreja católica e cerca de 30 mil militares estavam no local, segundo a agência de notícias Ansa.

Na cerimônia deste domingo, o líder religioso pregou sobre a "necessidade de sempre defender a vida". Ele também pontuou a necessidade de "parar de cultivar o espírito de guerra".

Esta é a segunda vez na mesma semana em que o Papa precisa de ajuda para finalizar um discurso. Na quarta-feira (5), ele disse: "Quero pedir desculpas, pois com essa forte gripe que me assolou estou com dificuldade de falar".

Pontífice sofre com um quadro de bronquite, segundo a Santa Sé. Em 2023, ele foi hospitalizado três vezes com quadros da mesma doença. Na juventude, o Papa precisou tirar um pedaço do pulmão devido a uma doença respiratória.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.