Em sexta troca após acordo, Hamas liberta mais três reféns israelenses

Mais três reféns israelenses foram libertados pelo Hamas neste sábado (15). Essa foi a sexta troca por presos palestinos na primeira fase do acordo de cessar-fogo em Gaza.

O que aconteceu

Yair Horn, Sasha Trupanov e Sagui Dekel Chen foram entregues à Cruz Vermelha. Os três haviam sido sequestrados no kibutz Nir Oz no dia 7 de outubro de 2023.

O russo-israelense Sasha Troufanov é escoltado por militantes do Hamas e militantes da Jihad Islâmica em Khan Younis
O russo-israelense Sasha Troufanov é escoltado por militantes do Hamas e militantes da Jihad Islâmica em Khan Younis Imagem: Ramadan Abed/REUTERS
Iair Horn foi entregue à Cruz Vermelha por militantes do Hamas
Iair Horn foi entregue à Cruz Vermelha por militantes do Hamas Imagem: Ramadan Abed/REUTERS

Israel deve libertar 369 palestinos em troca desses reféns ainda neste sábado. Pelos termos da trégua, 33 reféns devem ser libertados até o início de março em troca de 1.900 palestinos detidos em Israel.

O acordo de cessar-fogo entre Israel e o Hamas entrou em vigor no dia 19 de janeiro. Três mulheres israelenses foram as primeiras reféns libertadas pelo grupo terrorista.

Negociação para libertar todos os reféns está parada

As negociações para a segunda fase do cessar-fogo ainda não começaram. O Hamas diz que Israel tenta sabotar o acordo com uma "obstrução contínua". Esta nova etapa deve levar à libertação de todos os reféns e ao fim definitivo da guerra.

A terceira e última fase do acordo está destinada à reconstrução de Gaza. A ONU calcula que o projeto colossal deve custar mais de US$ 53 bilhões (R$ 305 bilhões).

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.