Avião da Delta capota em aeroporto de Toronto, no Canadá; há 17 feridos

Um avião da Delta Airlines caiu no Aeroporto Internacional Pearson de Toronto, no Canadá. Ninguém morreu, mas 17 pessoas ficaram feridas. Pelo menos três delas estão em estado grave e foram levadas a hospitais.

O que aconteceu

Passageiro publicou vídeo após sair de avião. A filmagem mostra bombeiros jogando água na aeronave, que está de barriga para cima. "Acabamos de pousar. Nosso avião caiu. Está de cabeça para baixo [...] A maioria das pessoas está bem", diz o passageiro John Nelson em vídeo publicado no Facebook.

Dezessete pessoas estão feridas. O chefe dos paramédicos da região de Peel, Lawrence Saindon, confirmou que três pessoas — uma criança e dois idosos — estavam em estado crítico e foram levadas a hospitais próximos. Anteriormente, Saindon havia afirmado que havia 18 feridos, número posteriormente corrigido.

Outras vítimas têm lesões de moderadas a leves, segundo a agência de notícias Reuters.

A aeronave transportava 80 pessoas, entre passageiros e tripulantes. Anita Anand, ministra dos Transportes, disse estar "acompanhando de perto o grave incidente".

"Maioria dos passageiros está bem e ilesa", diz polícia. "Houve um acidente de avião. No entanto, não sabemos as circunstâncias que o cercam neste momento. Pelo que entendi, a maioria dos passageiros está livre e ilesa, mas ainda estamos tentando ter certeza, então continuaremos no local investigando", disse a policial Sarah Patten.

Órgão americano vai auxiliar na investigação do incidente. O Conselho Nacional de Segurança nos Transportes dos EUA informou que vai participar da apuração do caso ao lado do Ministério dos Transportes canadense, segundo a emissora CTV News.

Pista do aeroporto ficou fechada, mas foi reaberta. A Administração Federal de Aviação do Canadá bloqueou todos os pousos e decolagens do Aeroporto Internacional Pearson por algumas horas devido a "emergência de aeronave".

Aeroporto afirma que acidente ocorreu durante pouso de avião. Em publicação no X (antigo Twitter), o Aeroporto Internacional Pearson publicou: "Equipes de emergência estão respondendo. Todos os passageiros e tripulantes foram contabilizados".

Continua após a publicidade

Aeroporto estava coberto de neve na manhã de hoje. Mais cedo, a conta oficial do aeroporto publicou que funcionários estavam realizando a limpeza da pista, após a ocorrência de uma tempestade de neve em Toronto. Ontem, alguns voos foram atrasados devido às condições da pista. Ainda não se sabe se a neve teve algo a ver com o acidente do avião da Delta.

Voo partiu de Minneapolis, em Minnesota, nos Estados Unidos. O percurso entre a cidade americana e Toronto demora cerca de 1h28 minutos, e a aeronave, uma Mitsubishi CRJ-900LR, chegou em 1h26, segundo informações do site FlightRadar24.

Primeiro-ministro de Ontário se disse "aliviado" com ausência de fatalidades. "Autoridades provinciais estão em contato com o aeroporto e autoridades locais e fornecerão qualquer ajuda que for necessária", escreveu Doug Ford em publicação no X.

Tim Walz, governador de Minnesota e ex-candidato a vice-presidência dos EUA, disse estar conversando com a Delta. O democrata também agradeceu à resposta das autoridades na pista.

Continua após a publicidade

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.