Vídeo flagra momento em que avião da Delta capota no Canadá; assista
Ler resumo da notícia
Imagens mostram o momento em que o avião da Delta capotou ao pousar no Aeroporto Internacional Pearson de Toronto, no Canadá nesta segunda-feira (17). 17 pessoas ficaram feridas.
O que aconteceu
Aeronave pegou fogo ao pousar. No vídeo, é possível ver o momento em que o avião derrapa na pista, capota e pega fogo. Em um vídeo compartilhado anteriormente, bombeiros aparecem jogando água no veículo.
Dezessete pessoas ficaram feridas. O chefe dos paramédicos da região de Peel, Lawrence Saindon, confirmou que três pessoas — uma criança e dois idosos — estavam em estado crítico e foram levadas a hospitais próximos.
Outras vítimas têm lesões de moderadas a leves, segundo a agência de notícias Reuters.
A aeronave transportava 80 pessoas, entre passageiros e tripulantes. Anita Anand, ministra dos Transportes, disse estar "acompanhando de perto o grave incidente".
Passageiro publicou vídeo após sair de avião. A filmagem mostra bombeiros jogando água na aeronave, que está de barriga para cima. "Acabamos de pousar. Nosso avião caiu. Está de cabeça para baixo [...] A maioria das pessoas está bem", diz o passageiro John Nelson em vídeo publicado no Facebook.
O acidente
"Maioria dos passageiros está bem e ilesa", diz polícia. "Houve um acidente de avião. No entanto, não sabemos as circunstâncias que o cercam neste momento. Pelo que entendi, a maioria dos passageiros está livre e ilesa, mas ainda estamos tentando ter certeza, então continuaremos no local investigando", disse a policial Sarah Patten.
Órgão americano vai auxiliar na investigação do incidente. O Conselho Nacional de Segurança nos Transportes dos EUA informou que vai participar da apuração do caso ao lado do Ministério dos Transportes canadense, segundo a emissora CTV News.
Pista do aeroporto ficou fechada, mas foi reaberta. A Administração Federal de Aviação do Canadá bloqueou todos os pousos e decolagens do Aeroporto Internacional Pearson por algumas horas devido a "emergência de aeronave".
Aeroporto afirma que acidente ocorreu durante pouso de avião. Em publicação no X (antigo Twitter), o Aeroporto Internacional Pearson publicou: "Equipes de emergência estão respondendo. Todos os passageiros e tripulantes foram contabilizados".
Toronto Pearson is aware of an incident upon landing involving a Delta Airlines plane arriving from Minneapolis. Emergency teams are responding. All passengers and crew are accounted for.
-- Toronto Pearson (@TorontoPearson) February 17, 2025
Aeroporto estava coberto de neve na manhã de hoje. Mais cedo, a conta oficial do aeroporto publicou que funcionários estavam realizando a limpeza da pista, após a ocorrência de uma tempestade de neve em Toronto. Ontem, alguns voos foram atrasados devido às condições da pista. Ainda não se sabe se a neve teve algo a ver com o acidente do avião da Delta.
Voo partiu de Minneapolis, em Minnesota, nos Estados Unidos. O percurso entre a cidade americana e Toronto demora cerca de 1h28 minutos, e a aeronave, uma Mitsubishi CRJ-900LR, chegou em 1h26, segundo informações do site FlightRadar24.
Primeiro-ministro de Ontário se disse "aliviado" com ausência de fatalidades. "Autoridades provinciais estão em contato com o aeroporto e autoridades locais e fornecerão qualquer ajuda que for necessária", escreveu Doug Ford em publicação no X.
I'm relieved there are no casualties after the incident at Toronto Pearson. Provincial officials are in contact with the airport and local authorities and will provide any help that's needed.
-- Doug Ford (@fordnation) February 17, 2025
Tim Walz, governador de Minnesota e ex-candidato a vice-presidência dos EUA, disse estar conversando com a Delta. O democrata também agradeceu à resposta das autoridades na pista.
I'm in touch with Delta after a flight taking off from MSP crash landed in Toronto this afternoon.
-- Governor Tim Walz (@GovTimWalz) February 17, 2025
Grateful to the first responders and professionals on the scene.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.