Arcebispo denuncia venda de fios de cabelos do 'padroeiro da internet'

Um vendedor anônimo colocou fios de cabelo atribuídos a Carlo Acutis, o 'padroeiro da internet', em um leilão online. Os lances chegaram a US$ 2.200 antes da remoção do anúncio.

O que aconteceu

Arcebispo Domenico Sorrentino, 76, denunciou o caso. Responsável pela diocese de Assis, na Itália, onde o corpo do jovem está sepultado, Sorrentino ressaltou que a comercialização de relíquias é proibida pela Igreja Católica.

Depois de verificarmos o leilão na internet, decidimos registrar uma reclamação. A que o ídolo do dinheiro pode levar. [?] Temo que Satanás tenha uma mão nisso Arcebispo Domenico Sorrentino

Arcebispo Domenico Sorrentino
Arcebispo Domenico Sorrentino Imagem: Gualdo Tadino

Igreja permite que relíquias sejam doadas, mas nunca vendidas. E partes mais significativas, como órgãos, só podem ser doadas com autorização do Vaticano.

Não sabemos se as relíquias são reais ou falsas, mas mesmo que tudo fosse inventado, se houvesse engano, estaríamos na presença não apenas de um golpe, mas também de um insulto ao sentimento religioso Domenico Sorrentino

Religioso também solicitou a apreensão do material. Denúncia foi encaminhada à polícia de Perugia, que investiga o caso. "O negócio de comércio de relíquias é predominante. Na internet, há um mercado de relíquias que dizem respeito a vários santos, como nosso Francisco [de Assis], com uma lista de preços. Algo [que é] impossível de aceitar", finalizou.

Jovem italiano é apontado como futuro padroeiro da internet. Ele ficou conhecido por seu trabalho de evangelização online e pela criação de um site que catalogava milagres eucarísticos. Seu processo de canonização foi acelerado após o reconhecimento de dois milagres atribuídos à sua intercessão.

Acutis morreu em 2006 aos 15 anos vítima de uma leucemia. Ele será o primeiro santo da geração Y, assim como da era digital.

Continua após a publicidade

Cerimônia de canonização acontece este mês. A celebração está marcada para 27 de abril, na Praça de São Pedro, no Vaticano.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.