Conteúdo publicado há 30 dias

Rússia diz que cessar-fogo de Páscoa na Ucrânia não será estendido

O cessar-fogo das tropas russas na Ucrânia durante a Páscoa não será estendido, afirmou o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, segundo a agência de notícias russa Tass. A trégua terminará às 18h de hoje, no horário de Brasília.

O que aconteceu

Cessar-fogo foi anunciado no sábado. Pausa de 30 horas no conflito foi proposta pelo presidente Vladimir Putin por causa do feriado de Páscoa. Declaração do porta-voz russo foi publicada após o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, sugerir a extensão da trégua por 30 dias.

Rússia e Ucrânia culparam uma a outra por violação do cessar-fogo. Putin, que enviou milhares de tropas russas para a Ucrânia em fevereiro de 2022, ordenou que as forças russas "interrompessem todas as atividades militares" ao longo da linha de frente da guerra, que já dura três anos, até a meia-noite do horário de Moscou no domingo.

Trégua foi marcada por acusações de violações no acordo. Zelensky afirmou que a Rússia desrespeitou o cessar-fogo temporário anunciado pelo Kremlin e informou que está documentando cada violação.

Desde a manhã de Páscoa, podemos dizer que o exército russo está tentando criar uma impressão geral de cessar-fogo, mas em alguns lugares não abandona tentativas individuais de avançar e infligir perdas à Ucrânia. Em todos os lugares, nossos guerreiros estão respondendo como o inimigo merece, com base na situação específica de combate. A Ucrânia continuará a agir simetricamente.
Volodymyr Zelensky

Houve 59 casos de bombardeios e cinco de ataques na manhã de domingo, segundo Zelensky. "Ou Putin não tem controle total sobre seu exército ou a situação prova que, na Rússia, eles não têm intenção de fazer um movimento genuíno para acabar com a guerra e só estão interessados em uma cobertura de relações públicas favorável", acrescentou.

A Rússia acusou Zelensky de mentir e afirmou que cumpre sua parte no acordo, segundo comunicado do Ministério da Defesa. O governo russo disse que ao longo da guerra, a Ucrânia havia quebrado o cessar-fogo mais de mil vezes, causando danos à infraestrutura e provocando algumas mortes de civis.

A agência de notícias Reuters não conseguiu verificar os relatos do campo de batalha de ambos os lados. O aparente fracasso em respeitar até mesmo um cessar-fogo de Páscoa mostra como será difícil para o presidente dos EUA, Donald Trump, alcançar seu objetivo de fechar um acordo duradouro para acabar com o que ele chama de "banho de sangue" da guerra na Ucrânia.

Os EUA abandonarão os esforços para intermediar um acordo de paz, a menos que haja sinais claros de progresso em breve. A declaração foi feita por Trump e seu secretário de Estado, Marco Rubio, na última sexta-feira. Anteriormente, Trump havia proposto um cessar-fogo completo e incondicional, aceito por Kiev sob pressão de Washington, mas rejeitado por Putin.

Continua após a publicidade

Conflito teve início em fevereiro de 2022. Desde então, já houve duas tentativas de estabelecer uma trégua de Páscoa na Ucrânia. Em abril de 2022, o secretário-geral da ONU, António Guterres, propôs um cessar-fogo, mas a Rússia rejeitou, alegando que daria ao Exército ucraniano a chance de se reagrupar e se rearmar. Em janeiro de 2023, o patriarca da Igreja Ortodoxa Russa, Kirill, fez um apelo para que ambos os lados interrompessem as hostilidades durante a Páscoa. A Rússia declarou um cessar-fogo de 36 horas, mas a Ucrânia descartou a proposta como uma "armadilha", e os combates continuaram.

*Com informações da Reuters

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.