Maierovitch: Trump terá que engolir decisão da Justiça sobre refugiados
Ler resumo da notícia
Donald Trump terá que dar o braço a torcer e acatar a decisão da Justiça norte-americana que determinou a entrada de refugiados no país, analisou o jurista e colunista Wálter Maierovitch na edição de hoje do UOL News.
Um juiz distrital federal dos EUA em Seattle ordenou que Trump permita a entrada de quase 12 mil refugiados no país. A medida derruba os planos do governo, que defendia a admissão de apenas 160 pessoas.
A lei americana, que é de 1980, estabelece como interesse da nação norte-americana proteger pessoas que estão fora dos EUA, com auxílio a pessoas que estão sendo perseguidas por motivos de religião, raça e opinião. Como um país democrático, os EUA têm interesse de que essas pessoas não sejam mortas e perseguidas.
Por isso, 12 mil pessoas foram autorizadas [a entrar nos EUA] com base na lei do refúgio. Trump só quer admitir 160. A Justiça foi provocada e deliberou que os EUA têm a obrigação de receber 12 mil refugiados. Trump terá que engolir. Wálter Maierovitch, colunista do UOL
Maierovitch ressaltou que a Justiça dos EUA está tentando colocar um freio nas tentativas de Trump de agir fora das leis.
Trump não está querendo cumprir a Constituição americana. Tanto é que fingiu, mas se lançou como candidato [ao terceiro mandato], o que a Emenda Constitucional nº 22 proíbe. Ele também quer, e está descumprindo a Constituição, fazer deportações.
Ele vem derrubando a Constituição e tem chutado as leis e esse é um caso concreto e muito visível. Wálter Maierovitch, colunista do UOL
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h, com apresentação de Fabíola Cidral, e às 17h, com Diego Sarza. Aos sábados, o programa é exibido às 11h e 17h, e aos domingos, às 17h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. O Canal UOL também está disponível na Claro (canal nº 549), Vivo TV (canal nº 613), Sky (canal nº 88), Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64), Samsung TV Plus (canal nº 2074) e no UOL Play.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.