'Chocada, não queria um americano', diz fiel após revelação do papa Leão 14

Apesar do clima de euforia e felicidade que tomou a praça São Pedro após a fumaça branca, a escolha do norte-americano Robert Prevost como 267º pontífice da história pegou algumas pessoas de surpresa. Leão 14, de 69 anos, foi escolhido e apresentado ao mundo hoje, no Vaticano.

Não esperava que fosse ele, sinceramente, fiquei chocada, não queria um americano, ainda mais um amigo de Trump. Eu não gosto do Trump. Teria preferido um europeu, só espero que siga os feitos de papa Francisco
Lamentou a espanhola Carmen, 55, que estava na praça com duas amigas

Alessandra, 21, de Los Angeles e que atualmente mora em Roma, também não esperava um papa americano. "Estou feliz de estar aqui, mas esperava que o papa fosse italiano. Mas ele (Provest) parece ser uma boa pessoa", afirmou.

Já o peruano Eber Crisper ficou muito feliz. O novo papa também tem nacionalidade peruana, obtida em 2015. O cardeal chegou ao Peru como um jovem missionário agostiniano e, do país andino, partiu como bispo para o Vaticano, para se tornar uma figura central na administração do papa Francisco.

Eu tive a oportunidade de conhecê-lo aqui em Roma em algumas missas com a comunidade latino americana, e ele sempre esteve muito disponível como cardeal. Sinto que é uma pessoa muito próxima. É de poucas palavras, mas sabe ouvir
Eber Crisper

Peruano Eber Crisper comemorou o anúncio
Peruano Eber Crisper comemorou o anúncio Imagem: Janaina Cesar - 8.mai;25

Neste ano, muitos davam certa a eleição do italiano Pietro Parolin, atual secretário de Estado do Vaticano. Ele era um dos favoritos e uma escolha 'óbvia' - o que pode também impedido nomeação. "Existe uma blindagem para que esses grandes nomes como favoritos não sofra uma extrema pressão, porque qualquer um que apareça ali no balcão da Basílica de São Pedro, vai cair num efeito comparativo imediato com o papa Francisco", explicou o professor de relações internacionais da FAAP em São Paulo, Igor Alves Dantas de Oliveira.

"O favoritismo não garante a eleição e fatores como a busca por renovação e representatividade global podem influenciar a decisão dos cardeais" comentou Igor, que foi ao Vaticano acompanhado de três alunas em uma missão estudantil pela universidade com o intuito de estudar de perto o conclave.

Continua após a publicidade

Quem é Leão 14

Papa Leão 14 em sua primeira aparição em público
Papa Leão 14 em sua primeira aparição em público Imagem: Alberto PIZZOLI / AFP

Primeiro papa agostiniano, ele começou na igreja em 1978 e fez votos solenes em 1981. A comunidade agostiniana é um dos ramos mais antigos da Igreja Católica. Inspirada na vida e nos escritos de Santo Agostinho, ela une espiritualidade profunda com compromisso intelectual e social.

É natural de Chicago e o papa mais jovem dos últimos 35 anos. Nasceu em 14 de setembro de 1955, filho Louis Marius Prevost, de ascendência francesa e italiana, e de Mildred Martínez, de ascendência espanhola. Ele tem dois irmãos, Louis Martín e John Joseph. Desde 1990, não há um papa com menos de 70 anos comandando a Igreja Católica.

Conclave durou dois dias

Desde o início da história dos conclaves modernos, o tempo para a eleição de um papa variou bastante. O conclave mais longo do último século foi o de 1922, que durou cinco dias e quatorze escrutínios.

Continua após a publicidade

O número de votos depositados no nome escolhido não foi divulgado. Mas, para ser eleito, é necessário que ele tenha recebido ao menos 89 votos - equivalente a dois terços dos 133 cardeais votantes.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.