Papa com perfil de migrante pode ser visto como recado a Trump, diz padre

A escolha do americano Robert Francis Prevost, que viveu cerca de duas décadas no Peru, como novo papa que irá comandar a Igreja Católica pode ser vista também como recado ao presidente Donald Trump, analisou o padre Marcial Maçaneiro, professor de teologia na PUC-PR, durante entrevista ao UOL News, do Canal UOL.

Eu arriscaria dizer, em um recado para o Trump, que temos um papa com perfil de migrante. Prevost não é americano, é francês [...] e resolve falar espanhol em seu pronunciamento. Padre Marcial Maçaneiro, professor de teologia na PUC-PR

O norte-americano Robert Prevost, de 69 anos, foi escolhido por cardeais para se tornar o novo papa. Ele assume o lugar de Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, morto aos 88 anos vítima de um AVC (Acidente Vascular Cerebral) e insuficiência cardíaca. Prevost será chamado de Leão 14.

O religioso chegou ao Peru pela primeira vez, entre 1985 e 1999, como um jovem missionário agostiniano. Anos depois, em 2014, retorno ao país sul-americano, quando o então papa Francisco o designou para ser administrador apostólico da Diocese de Chiclayo, uma localidade pobre no Norte do Peru. Ele permaneceu até 2023.

[Em seu primeiro pronunciamento] Ele escolhe o mais periférico, o mais pobre, aquela comunidade que o formou como pastor. Porque foram 10 anos. É o tempo da maturidade, de aprendizado, das convicções. Então, eu diria que o lugar pastoral do papa Leão 14, talvez, tenha uma raiz no Hemisfério Sul. Falando fluentemente em espanhol, olhando fortemente para as regiões mais ao sul.

Eu acho que, neste ponto, este papa tem uma continuidade com o papado de Francisco. Temos um papa latino-americano. Padre Marcial Maçaneiro, professor de teologia na PUC-PR

Passagem pelo Peru

Prevost se juntou aos agostinianos no Peru em 1985 para a primeira de suas missões no país andino. Ao retornar a Chicago (terra natal) em 1999, foi nomeado prior provincial dos agostinianos naquela região americana e, posteriormente, prior geral da ordem em todo o mundo.

O religioso retornou ao Peru em 2014, quando Francisco o pediu para se tornar administrador apostólico da Diocese de Chiclayo, a cerca de 750 quilômetros ao norte de Lima. Ele obteve a nacionalidade peruana em 2015.

Continua após a publicidade

Prevost deixou o Peru para se juntar ao governo do Vaticano, onde chefiou o Dicastério para os Bispos, que tem a importante função de aconselhar o papa sobre a nomeação de líderes da Igreja

Padre: Papa Leão 14 deve ser firme na doutrina e progressista socialmente

No UOL News, o padre Rafael Fernandes, coordenador do curso de teologia da PUC-RS, disse que o novo papa deve ser firme na doutrina e progressista nas questões sociais.

Eu tenho a intuição de que ele será firme na doutrina e progressista nas questões sociais. Ele deve viver os princípios doutrinais do cristianismo, mas nas questões sociais é muito mais aberto. Rafael Fernandes, coordenador do curso de teologia da PUC-RS

Ao Canal UOL, o teólogo explicou que o papa Francisco também foi firme na doutrina —quando o assunto era relacionado ao casamento gay, por exemplo—, mas foi como se comunicou com a comunidade que o tornou diferente.

Eu posso dizer que o Papa Francisco também foi firme na doutrina. A questão é o modo como se comunica. O papa Francisco em nenhum momento afirmou que o casamento não era indissolúvel. Ele continuou afirmando, mas priorizou nas suas falas um discurso de acolhida a todos e de não julgamento das pessoas.

Continua após a publicidade

Ele falava inclusive nas suas cartas que, em primeiro lugar, é acolher, acompanhar e criar processos de integração na vida da comunidade. A bênção, por exemplo, aos casais homossexuais, não está prevista dentro do caso do matrimônio em si. Então, ele achou uma brecha, de alguma maneira, para acolher também [as pessoas LGTBs].

Acredito que Leão 14 vá seguir essa mesma brecha, ou seja, firme naquelas coisas que a Igreja tem por dogmas —e aqui nós lembramos que os dogmas têm a sua base no Evangelho—, mas, ao mesmo tempo, ele vai seguir o princípio da hierarquia das verdades. A verdade é a misericórdia de Deus. Rafael Fernandes, coordenador do curso de teologia da PUC-RS

Assista à entrevista

Professor: Robert Prevost soa como leão que rugirá no tom do papa Francisco

No UOL News, o professor, historiador e teólogo Gerson Leite de Moraes afirmou que as primeiras palavras de Robert Prevost, o papa Leão 14, parecem revelar um verdadeiro leão que rugirá no tom do ex-papa Francisco (1936 -2025).

Continua após a publicidade

Diante das primeiras palavras de Leão 14, o que se percebe claramente é uma homenagem muito significativa e um reconhecimento enorme ao trabalho de Francisco. O fato de ele ser fortemente vinculado à América Latina é algo muito positivo. Um norte-americano, mas com trabalho intenso no Peru.

Enfim, me parece, num primeiro momento, que nós estamos diante de um leão que rugirá num tom de Francisco. Gerson Leite de Moraes, professor e teólogo da Universidade Mackenzie

Primeira aparição e bênção

Após surgir na sacada, o novo papa fez a bênção "urbi et orbi" (à cidade e ao mundo), direcionada aos fiéis que se aglomeravam em frente à Basílica de São Pedro. Ele lembrou do papa Francisco e saudou a "todos que precisam da nossa caridade, presença, diálogo e amor"

Nascido em Chicago, nos Estados Unidos, Prevost se formou em matemática antes de decidir virar padre, aos 22 anos. Ele é poliglota e se juntou aos agostinianos para uma missão no Peru em 1985.

Continua após a publicidade

O novo papa tem cidadania peruana e citou ao país durante a sua primeira bênção. Prevost, que chamou os peruanos de "um povo fiel", voltou ao país latino como bispo de Chiclayo em 2014 e ganhou a cidadania no ano seguinte.

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h, com apresentação de Fabíola Cidral, e às 17h, com Diego Sarza. Aos sábados, o programa é exibido às 11h e 17h, e aos domingos, às 17h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. O Canal UOL também está disponível na Claro (canal nº 549), Vivo TV (canal nº 613), Sky (canal nº 88), Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64), Samsung TV Plus (canal nº 2074) e no UOL Play.

Veja a íntegra do programa:

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.