Eleição de Leão 14 indica que reformas de Francisco seguirão

A escolha pelo cardeal Robert Prevost como novo papa, que escolheu o nome Leão 14, indica que as reformas de Francisco seguirão, segundo o professor Virgílio Arraes, da UNB (Universidade de Brasília).

O que aconteceu

Novo chefe da Igreja Católica tem um perfil na linha de Francisco, segundo especialista. "Na visão laica, um progressista. A escolha do nome aponta para isso ao aludir a Leão 13", afirmou Arraes ao UOL.

Papa Leão 13 comandou a Igreja de 1878 a 1903. Segundo o professor, seu pontificado foi marcado pela preocupação com as questões sociais do século 19.

João Paulo 2º também parecia ser progressista, pontua especialista. "Há o exemplo de João Paulo 2º, que aparentava ser progressista, mas deu uma guinada ao conservadorismo. Só o tempo dirá", disse.

Após a morte de Francisco, Prevost disse que ainda havia "muito a fazer" na transformação da Igreja. "Não podemos parar, não podemos retroceder. Temos que ver como o Espírito Santo quer que a Igreja seja hoje e amanhã, porque o mundo de hoje, em que a Igreja vive, não é o mesmo que o mundo de 10 ou 20 anos atrás", disse ele, no mês passado, ao Vatican News.

Formação religiosa na América Latina é um dos sinais de continuidade de Francisco, diz professor. Mesmo que Leão 14 tenha nascido nos EUA, ele "se formou" na América Latina e fez um primeiro discurso com propostas de inclusão e paz, explicou o professor Juliano Marcel, mestre em filosofia e pós-graduado em teologia e literatura cristã.

Marcel também cita a relação do novo papa com o papa Leão 13:

Durante muitas décadas, a Igreja Católica vinha sem nenhum tipo de representante que conseguisse dialogar com a sociedade em transformação. Ela havia se fechado. O papa Leão 13 dialogou com o mundo em plena transformação, em uma transformação radical, agitada pela Revolução Industrial Professor Juliano Marcel

Novo papa

O norte-americano Robert Prevost, 69, é o novo papa. O nome dele, escolhido hoje no conclave e foi anunciado ao mundo da sacada da Basílica de São Pedro, no Vaticano, após quatro escrutínios.

Continua após a publicidade

Pontífice usará o nome de Leão 14. O anúncio foi feito pelo cardeal Dominique Mamberti em latim, seguindo a tradição da Igreja Católica. "Annuntio vobis gaudium magnum: Habemus Papam" ("Anuncio-vos uma grande alegria: temos um papa"), afirmou.

Primeira aparição e bênção. Após surgir na sacada, o novo papa fez a bênção "urbi et orbi" (à cidade e ao mundo), direcionada aos fiéis que se aglomeravam em frente à Basílica de São Pedro. Ele lembrou do papa Francisco e saudou a "todos que precisam da nossa caridade, presença, diálogo e amor".

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.