'Ianque latino': por que o papa Leão 14 se tornou cidadão peruano?

O americano Robert Prevost, 69, foi escolhido como o novo papa e adotou o nome Leão 14. Apesar de ter nascido nos Estados Unidos, conquistou a admiração dos fiéis latino-americanos devido ao extenso trabalho realizado por mais de duas décadas no Peru.

O que aconteceu

Leão 14 tem cidadania peruana desde 2015. Tornar-se cidadão do país era uma exigência para ocupar cargos eclesiásticos como bispo e arcebispo, conforme as normas peruanas.

Sua trajetória como sacerdote no Peru teve início em uma pequena cidade do interior. Ele ganhou destaque na Igreja por meio de seu trabalho junto à missão agostiniana em Chulucanas, município com pouco mais de 40 mil habitantes.

Posteriormente, dirigiu o seminário em Chiclayo, cidade litorânea com mais de 600 mil habitantes. Entre 2018 e 2023, Leão 14 ocupou o cargo de vice-presidente da Conferência Episcopal Peruana.

O atual papa teve papel decisivo nas deliberações da Igreja no Peru. Além de participar de iniciativas pastorais voltadas à defesa dos direitos humanos, foi administrador apostólico do Callao entre 2020 e 2021, atuando de forma próxima à comunidade na organização de atividades religiosas.

Mulher reza ao lado da imagem de Robert Prevost, que se tornou Papa Leão 14, em frente à catedral de Chiclayo, Peru
Mulher reza ao lado da imagem de Robert Prevost, que se tornou Papa Leão 14, em frente à catedral de Chiclayo, Peru Imagem: Ernesto Benavides/AFP

Em 2017, o então cardeal se destacou por defender publicamente as vítimas do conflito armado das décadas de 1980 e 1990. Ele criticou o pedido de desculpas considerado insuficiente pelo ex-presidente Alberto Fujimori, considerado culpado de crimes contra a humanidade.

Em sua conta no X, o Ministério da Imigração peruano confirmou que Leão 14 ainda possuía sua carteira de identidade peruana.

Continua após a publicidade

Quando foi chamado a Roma em 2023 pelo papa Francisco para se tornar prefeito do dicastério para os bispos e presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina, deixou o país emocionado. Em uma carta dirigida a seus fiéis, ele escreveu que "teve a alegria e o orgulho de se identificar com o povo peruano. Sempre estarei perto de você", declarou.

O Peru atravessa uma grave crise de insegurança, com um aumento preocupante de extorsões e assassinatos. Muitos depositam suas esperanças em Leão 14. "Ele vai mudar as coisas no mundo, a guerra e tudo mais, mas especialmente a violência no Peru, espero", acredita Margarita.

Em frente à catedral de Lima, alguns católicos foram com a bandeira peruana para celebrar a eleição dele. "Um papa quase peruano! Ele sabe quem somos, conhece nosso sofrimento, o que nos falta", diz Eliana, que foi comemorar o resultado do conclave.

* Com AFP e RFI

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.