Topo

Mujica lamentou morte do papa Francisco em última publicação: 'Um amigo'

Mujica e Francisco Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

13/05/2025 16h33Atualizada em 13/05/2025 16h51

A última publicação de Pepe Mujica nas redes sociais foi uma foto ao lado do papa Francisco, no dia em que o Vaticano divulgou a morte do pontífice. O ex-presidente do Uruguai morreu hoje aos 89 anos vítima de um câncer no estômago.

O que aconteceu

No post, Mujica chama o argentino de amigo. "Francisco não passou pela vida como um homem neutro, mas como um homem religioso comprometido com seu modo de pensar e sentir. Eu honro e nunca esqueço este papa, um amigo que, acima de tudo, tinha uma causa humana formidável pela qual viver", escreveu.

Relacionadas

O uruguaio estava em cuidados paliativos após suspender o tratamento contra o câncer. Em uma entrevista coletiva, Mujica disse que descobriu o tumor em um exame de rotina, e que sua saúde ficou "muito comprometida". O ex-presidente também sofria de Síndrome de Strauss, uma doença imunológica crônica.

A morte de Mujica foi divulgada pelo atual presidente do Uruguai, Yamandú Orsi. "Presidente, ativista, referência e líder. Sentiremos muita falta de você, querido velho. Obrigado por tudo o que você nos deu e pelo seu profundo amor pelo seu povo", escreveu.

Em abril de 2024, o ex-presidente anunciou que foi diagnosticado com câncer de esôfago. Mas, em janeiro deste ano, ele disse que o câncer havia se espalhado e que não seguiria o tratamento.

Ontem, a esposa contou que ele recebia cuidados paliativos para alívio da dor em casa. O político estava em fase terminal, avisou Lucía Topolanski.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Mujica lamentou morte do papa Francisco em última publicação: 'Um amigo' - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Internacional