Jamil: Mujica foi defensor de América Latina unida, mas projeto não avançou
Ler resumo da notícia
O ex-presidente do Uruguai José "Pepe" Mujica, que morreu nesta terça-feira (13) aos 89 anos, foi defensor de uma América Latina unida, mas o projeto não avançou. A análise é do colunista Jamil Chade no UOL News, do Canal UOL.
Pepe Mujica era um defensor da democracia, dos direitos humanos, de um mundo multipolar e, claro, de uma América Latina forte e unida para enfrentar toda a realidade internacional.
Ele era um enorme aliado de um projeto de integração latino-americano que o Brasil pretendia retomar agora no governo Lula, mas esse projeto não avançou, porque, obviamente, a América Latina é outra, não é mais a mesma de 2001, 2002, 2003 ou 2004. A América Latina é uma região fragilizada e dividida. Jamil Chade, colunista do UOL
Mujica anunciou, em abril de 2024, que havia sido diagnosticado com câncer durante entrevista coletiva. Na ocasião, o ex-político disse que descobriu o tumor em um exame de rotina, e que sua saúde ficou "muito comprometida". O ex-presidente também sofria de Síndrome de Strauss, uma doença imunológica crônica.
Na segunda (12), Lucía Topolanski, mulher de Mujica, contou à imprensa local que ele estava em "fase terminal" e recebendo cuidados paliativos para alívio da dor em casa. Ela disse que a família fazia todo o possível para garantir que o ex-presidente vivesse a parte final de sua vida "da melhor maneira possível".
O Mujica tinha a ideia de integração da América Latina presente nos seus discursos e atuações. O Brasil e o projeto de integração latino-americano perdem, obviamente, um enorme político. Jamil Chade, colunista do UOL
Jamil: Esquerda do Uruguai deverá viver 'encruzilhada' sem Mujica
Em relação à política interna, Jamil acredita que a esquerda uruguaia deverá viver um novo desafio sem a presença do Mujica - que foi peça importante na vitória de Yamandú Orsi nas eleições presidenciais de 2024.
Quanto à política doméstica, será um grande teste. A transição de líderes funcionou com ele dando apoio, chancelando, pondo a mão no ombro e dizendo 'é esse o nosso candidato'.
Agora, tudo isso vai ser testado sem a presença do Mujica. E aí, sim, será uma encruzilhada que irá viver a esquerda uruguaia. Jamil Chade, colunista do UOL
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h, com apresentação de Fabíola Cidral, e às 17h, com Diego Sarza. Aos sábados, o programa é exibido às 11h e 17h, e aos domingos, às 17h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. O Canal UOL também está disponível na Claro (canal nº 549), Vivo TV (canal nº 613), Sky (canal nº 88), Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64), Samsung TV Plus (canal nº 2074) e no UOL Play.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.