Navio da Marinha do México bate na ponte do Brooklyn, em NY, e mata 2

Um navio de treinamento da Marinha do México bateu na ponte do Brooklyn, em Nova York (EUA), na noite deste sábado (17). Duas pessoas morreram e ao menos outras 20 ficaram feridas.

O que aconteceu

Três mastros do navio bateram na estrutura da ponte. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o momento da colisão da embarcação mexicana, chamada Cuauhtémoc.

Dos 20 feridos, 11 estão em estado grave. Segundo a Marinha do México, 277 pessoas estavam a bordo da embarcação. As mortes foram confirmadas pelo prefeito de Nova York, Eric Adams, e pela presidente do México, Claudia Sheinbaum. "Estamos profundamente tristes com o falecimento de dois tripulantes do navio de treinamento Cuauhtémoc, que perderam suas vidas no lamentável acidente no porto de Nova York. Nossa solidariedade e apoio às famílias", escreveu a mandatária mexicana em seu perfil no X.

Navio de treinamento da Marinha mexicana após colidir com a ponte do Brooklyn
Navio de treinamento da Marinha mexicana após colidir com a ponte do Brooklyn Imagem: ANGELA WEISS / AFPTV / AFP

Vídeos que circulam nas redes mostram pessoas penduradas aos mastros. Centenas de espectadores se despediram do navio com aplausos e vivas para o México antes de seguirem pelo East River em direção ao mar aberto com as velas recolhidas e dezenas de marinheiros no cordame bem iluminado.

Navio não pretendia passar por baixo da ponte. Segundo o jornal The New York Times, "o Cuauhtémoc estava aparentemente indo na direção errada, nunca tendo a intenção de passar sob a ponte do Brooklyn, disse um porta-voz do Escritório de Gestão de Emergências da cidade". Autoridades dos Estados Unidos estão investigando o acidente, e informações preliminares apontam para "problemas mecânicos" com o navio.

Segundo autoridades locais, o navio ficou sem energia após deixar o cais enquanto seguia para o mar. "Imagino que o barco perdeu força e foi arrastado pela correnteza em direção ao pilar da ponte", do outro lado do rio, disse o chefe de operações especiais do Departamento de Polícia de Nova York, Wilson Aramboles. O oficial afirmou que havia dois marinheiros no topo dos mastros no momento do impacto e que eles ficaram "feridos". Não está claro se esses marinheiros eram os falecidos.

Ponte do Brooklyn chegou a ser fechada, mas já foi reaberta. As autoridades paralisaram por 40 minutos o trânsito nas duas vias para avaliar possíveis danos estruturais, os quais foram descartados.

Navio causou acidente em Nova York
Navio causou acidente em Nova York Imagem: STEPHANIE KEITH / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP
Continua após a publicidade

Ponte, concluída em 1883, é uma atração turística da cidade. No momento da colisão, é possível ver pessoas às margens do rio assustadas e correndo da embarcação enquanto ela se aproximava da estrutura.

Navio tem mais de 40 anos. O Cuauhtémoc foi construído em Bilbao, na Espanha, em 1981, de acordo com o Museu South Street Seaport, que disse em seu site que estava co-organizando a visita da embarcação a Nova York, que estava programada para ser concluída na noite de sábado.

O Cuauhtémoc chegou em 13 de maio a Nova York para uma missão de diplomacia pública, treinamento naval e promoção cultural. Seu próximo destino era a Islândia. O navio deixou o porto de Acapulco em 6 de abril, para visitar 22 portos em 15 países. A expedição é a fase final da formação dos cadetes, alunos da escola naval. O roteiro incluía paradas na Jamaica e em Cuba. Depois, o navio seguiria para Islândia, França e Escócia, entre outros países. Seriam 254 dias de viagem ao todo.

*Com informações de agências internacionais.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.