Israel diz que Greta, brasileiro e tripulação voltarão 'aos seus países'

Ler resumo da notícia
O governo de Israel atualizou a situação do barco que tentava entrar em Gaza com ajuda humanitária. Entre os passageiros estão a ativista Greta Thunberg e o brasileiro Thiago Ávila.
O que aconteceu
Comunicado diz que a embarcação segue em direção a um porto israelense. "Após a chegada, serão feitos arranjos para seu retorno aos seus respectivos países de origem", diz a mensagem publicada pelo ministério das Relações Exteriores de Israel no X.
Israel não deu detalhes, porém, de quando e como isso deve ocorrer. A esposa do ativista brasileiro Thiago Ávila disse não ter informações oficiais sobre o marido."Hoje cedo consegui falar com um representante da embaixada do Brasil em Tel Aviv. Ele me disse que o único informe que tiveram até agora foi de que o Thiago estava bem de saúde, mas eles também não conseguiram contato direto com ele e ainda não têm muitas informações para passar", disse, em entrevista ao UOL News hoje.
The "selfie yacht" carrying Greta Thunberg and the other so-called "celebrities" is continuing its journey toward an Israeli port.
-- Israel Foreign Ministry (@IsraelMFA) June 9, 2025
Upon arrival, arrangements will be made for their return to their respective home countries. pic.twitter.com/iK1tTKHizA
Em nota emitida na manhã de hoje, o Itamaraty havia apelado para o princípio da liberdade de navegação em águas internacionais. Também destacou "a necessidade de que Israel remova imediatamente todas as restrições à entrada de ajuda humanitária em território palestino, de acordo com suas obrigações como potência ocupante".
Barco foi desviado por Israel na madrugada de hoje
O governo israelense interceptou a embarcação Madleen na madrugada de hoje. O barco que transporta ajuda humanitária à Faixa de Gaza tem um grupo de 12 ativistas a bordo, incluindo a sueca Greta Thunberg e o brasileiro Thiago Ávila.
Passageiros da embarcação deverão "retornar aos seus países", disse o governo israelense. "O 'iate das selfies' das 'celebridades' está navegando com segurança em direção às costas de Israel", ironizou o Ministério das Relações Exteriores de Israel em comunicado.
A pequena quantidade de ajuda no iate que não foi consumida pelas 'celebridades' será transferida para Gaza pelos canais humanitários reais
Governo de Israel, em nota
O veleiro da Coalizão da Flotilha da Liberdade, um movimento internacional não violento de solidariedade com os palestinos, partiu da Itália no dia 1º de junho. Após uma escala no Egito, a embarcação se aproximou da costa de Gaza.
Em nota, a coalização informou na madrugada de hoje a perda de comunicação com o barco. A tripulação foi "sequestrada pelas forças israelenses", acrescentou o movimento.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.