Avião que caiu na Índia atingiu refeitório e matou ao menos cinco em solo

A queda de um avião da Air India que ia de Ahmedabad para Londres matou ao menos cinco pessoas que estavam em solo hoje. Entre as 242 pessoas a bordo, uma sobreviveu, segundo a polícia local.

O que aconteceu

Vítimas eram estudantes de medicina que estavam em hospedaria atingida pela aeronave. Segundo a reitora da Universidade Médica B.J, Minakshi Parikh, o avião atingiu um refeitório que tinha "entre 60 e 80 alunos" na pousada na hora do almoço. Um incêndio começou no local assim que o prédio foi atingido.

Maioria dos alunos no refeitório conseguiu fugir, mas cerca de 10 ficaram presos no local incendiado. "A fumaça era muito densa", afirmou a reitora. Parte dos alunos foi resgatada e encaminhada para hospitais da região.

Algumas das vítimas foram retiradas de dentro dos seus dormitórios. À imprensa local, a política Darshna Vaghela afirmou que muitas pessoas se mobilizaram para socorrer os feridos em solo após o acidente.

Cerca de 50 pessoas que estavam na hospedaria - entre estudantes e parentes deles - foram hospitalizadas. Segundo a Federação de Médicos da Índia, cinco alunos são considerados desaparecidos e dois estão na UTI.

Local atingido tem 94 flats e só recebe alunos homens. A B.J. Medical College, dona das instalações, explicou que os hostels são divididos por gênero. Além de quartos e do refeitório, há bibliotecas, espaço de recreação e uma cafeteria na hospedaria.

Local do acidente fica perto do Hospital Civil de Ahmedabad. Uma imagem divulgada pela Força Central de Segurança Industrial da Índia mostra que a parte da cauda do avião ficou "presa" no edifício.

Ambulâncias foram enviadas para socorro de vítimas e ruas perto do aeroporto foram bloqueadas. À BBC, a mãe de um médico que estava na hospedaria atingida falou que o filho pulou do segundo andar para se salvar.

Acidente foi logo após a decolagem

Siga UOL Notícias no
Continua após a publicidade

O Boeing 787-8 da Air India estava a caminho do aeroporto de Gatwick, em Londres. Havia 242 passageiros e tripulantes a bordo, segundo a companhia aérea. A polícia local informou que "mais de 240" pessoas morreram, entre os passageiros da aeronave e pessoas em solo.

A aeronave estava com 169 indianos, 53 britânicos, um canadense e sete portugueses, esclareceu a Air India, além de dez tripulantes e dois pilotos, cujas nacionalidades não foram informadas. Após o anúncio sobre o acidente, a companhia aérea atualizou sua foto para uma imagem preta nas redes, sinalizando luto. Onze dos passageiros são crianças, segundo o ministro da Aviação Civil Murlidhar Mohol.

O acidente aconteceu durante a decolagem do avião. Imagens circulando nas redes sociais mostraram destroços em chamas e uma densa fumaça preta subindo aos céus próximo ao aeroporto. Segundo os registros, a aeronave iniciou a decolagem às 13h38 (4h08 no horário de Brasília) e caiu cinco minutos depois.

Pessoas fazem buscas em destroços de aeronave da Boeing que caiu na Índia
Pessoas fazem buscas em destroços de aeronave da Boeing que caiu na Índia Imagem: Sam PANTHAKY / AFP

Pedido de ajuda foi feito antes do acidente. Segundo a BBC, um chamado de "mayday", que funciona como um código de emergência, foi emitido para a torre de controle do aeroporto pouco após a decolagem, mas nenhuma outra comunicação foi feita pela aeronave depois disso.

A plataforma de monitoramento FlightRadar24 perdeu o sinal da aeronave quando ela atingiu 625 pés (cerca de 190 metros de altura). O avião passou menos de um minuto voando após a decolagem, segundo o registro da plataforma. O aeroporto foi fechado imediatamente após o acidente, mas voltou a funcionar no fim do dia.

Continua após a publicidade

Boeing disse que tomou conhecimento do acidente. Em sua primeira mensagem oficial após a queda do avião, a companhia afirmou que está "coletando informações" sobre o assunto. As ações da companhia caíram 8% após o acidente.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.