Netanyahu manda recado à população do Irã: 'Regime oprime vocês há 50 anos'
Ler resumo da notícia
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, declarou em um vídeo publicado nas redes sociais que o objetivo dos recentes ataques israelenses ao Irã é "frustrar a ameaça nuclear e de mísseis balísticos do regime islâmico contra nós".
O que aconteceu
Netanyahu frisou que a luta de Israel não é contra o povo iraniano, mas contra o regime do país. "Estamos no meio de uma das maiores operações militares da história, a operação Leão Ascendente. O regime islâmico, que oprime vocês há quase 50 anos, ameaça destruir nosso país, o Estado de Israel", afirmou Netanyahu.
O premiê encorajou os iranianos a se rebelarem contra seus líderes. "O regime não sabe o que os atingiu, ou o que os atingirá. Nunca esteve tão fraco", disse Netanyahu, acrescentando, em inglês e farsi: "Esta é a oportunidade de vocês se levantarem e fazerem com que suas vozes sejam ouvidas".
Prime Minister Benjamin Netanyahu:
-- Prime Minister of Israel (@IsraeliPM) June 13, 2025
To the proud people of Iran,
We are in the midst of one of the greatest military operations in history, Operation Rising Lion.
The Islamic regime, which has oppressed you for almost 50 years threatens to destroy our country, the State of Israel. pic.twitter.com/F67bxcDitL
O Irã ataca Israel com mísseis
Ataques ocorrem hoje em retaliação às ações israelenses contra zonas residenciais e militares do país. Ao menos 15 pessoas ficaram feridas em Israel, segundo a mídia israelense.
Resposta iraniana "esmagadora" começou, diz a televisão estatal iraniana. Segundo a IRNA, por volta das 15h30, a "resposta decisiva ao ataque brutal do regime sionista começou com o disparo de centenas de mísseis balísticos contra os territórios ocupados". Uma terceira onda de ataques feita pelo Irã está em andamento nesta tarde.
O exército israelense afirmou hoje que o Irã tem capacidade para causar danos significativos em Israel. A fala foi feita mais cedo pelo porta-voz militar do exército de Israel, Effie Defrin, em uma coletiva de imprensa televisionada, que foi interrompida depois que um oficial do Exército informou sobre um ataque iraniano iminente
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.