Em foto com militares, Netanyahu diz que Israel 'controla os céus de Teerã'

Ler resumo da notícia
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, publicou fotos ao lado de militares do país, e disse que eles agora controlam "os céus de Teerã".
O que aconteceu
Netanyahu afirmou também que as forças de defesa de Israel atacam "alvos do regime" e não civis, acusando o Irã de fazer isso. "Essa é a diferença entre nós e o regime terrorista do Irã, que visa assassinar mulheres e crianças", escreveu em publicação no X.
Um porta-voz das Forças Armadas israelenses explicou que o controle aéreo ao qual o premiê se referiu se deu por meio da destruição de lançadores de mísseis. "Destruímos um terço dos lançadores de mísseis terra-terra do regime iraniano", disse o brigadeiro-general Effie Defrin, em uma coletiva de imprensa hoje. Mísseis terra-terra são lançados da superfície em direção a alvos que também estão na superfície.
O general também afirmou que Israel lançou uma onda de ataques contra cerca de 100 alvos militares em Isfahan, no centro do Irã. "Cerca de 50 caças foram mobilizados para atingir instalações de armazenamento de mísseis, lançadores e centros de comando no Irã", disse Defrin.
We are on the way to achieving our two objectives: Eliminating the nuclear threat and the missile threat.
-- Prime Minister of Israel (@IsraeliPM) June 16, 2025
When we control the skies over Tehran, we strike regime targets,
Israel e Irã estão em conflito bélico desde sexta-feira. Tel Aviv bombardeou Teerã, capital do Irã, e também anunciou ataques a dezenas de instalações de mísseis no oeste do país.
O Irã revidou, atacando o adversário com mísseis disparados à Tel Aviv. Sirenes de alerta de ataque aéreo soaram no norte, centro e em parte do sul de Israel, e alguns mísseis conseguiram escapar das defesas aéreas israelenses.

Israel diz ter matado quatro oficiais da inteligência iraniana
No início da madrugada de hoje, Israel fez ataques ao Irã. Segundo o exército israelense, pelo menos quatro oficiais que atuam na inteligência iraniana foram mortos por mísseis.
Mais cedo, Netanyahu havia sugerido que o chefe da inteligência iraniana havia sido morto no ataque. Ele disse ainda, em entrevista à Fox News, que o exército israelense destruiu a principal instalação de enriquecimento de urânio do Irã.
Outros oficiais mortos
A Guarda Revolucionária do Irã confirmou somente no domingo a morte de oito oficiais durante ataque na sexta-feira. Dentre eles estavam o chefe general, Amir Ali Hajizadeh. Os outros sete mortos integravam a Força Aeroespacial. São eles: Mahmoud Bagheri, Davoud Sheikhian, Mohammad Bagher Taherpour, Mansour Safarpour, Masoud Tayeb, Khosrow Hassani, Javad Jursara e Mohammad Aghajafari.

Na sexta-feira, o Irã havia informado que ''vários comandantes'' de alto escalão e seis cientistas nucleares haviam sido mortos. Eles morreram em ataque de Israel, que tinha como alvo instalações nucleares para impedir que Teerã desenvolva uma arma atômica.
Israel disse que os oito foram mortos enquanto se reuniam em um quartel-general subterrâneo. ''Como parte dos bombardeios iniciais, caças do exército atacaram o centro de comando onde estavam o comandante da Força Aérea [da Guarda], Amir Ali Hajizadeh, e outros funcionários de alto escalão'', falou o Ministério da Defesa israelense ainda na sexta.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.