Israel diz que Irã volta a atacar Tel Aviv e aciona 'Domo de Ferro'

Israel afirmou que o Irã lançou uma nova onda de ataques com mísseis, na noite de hoje, contra Tel Aviv.

O que aconteceu

Sirenes soaram em diversas áreas do país. Cerca de seis mísseis foram lançados contra Israel.

População foi orientada a ser proteger em locais seguros. Imagens que circulam nas redes sociais mostram que ao menos um míssil pode ter entrado no território israelense. Ainda não há informações de danos e feridos.

Domo de Ferro, o mais conhecido dos escudos antimísseis de Israel, foi acionado. "Neste momento, as forças de segurança estão operando para interceptar e atacar onde necessário para eliminar a ameaça", disse o exército em comunicado.

O exército israelense anunciou ter bombardeado hoje dezenas de alvos em Teerã. Entre eles, um centro de desenvolvimento do projeto de armas nucleares iraniano. O governo iraniano fez um apelo no X para que a população se retirasse dos arredores de uma zona industrial no norte do país antes de um "ataque contra uma infraestrutura militar".

Uma nova rodada de mísseis do Irã também foi lançada em direção ao território israelense mais cedo. Testemunhas ouvidas pela agência Reuters relataram explosões sobre Jerusalém e Tel Aviv. "Os sistemas defensivos estão trabalhando ativamente para interceptar a ameaça", disseram os militares.

Ao menos dois israelenses ficaram feridos nas ofensivas que aconteceram anteriormente. O serviço de resgate de Israel informou que um adolescente, de 16 anos, e um homem, de 54, foram atingidos por estilhaços. O jovem está em estado grave.

Segundo Israel, um dos mísseis atingiu região perto de uma mesquita. ''O regime iraniano acaba de lançar uma barragem de mísseis balísticos contra Haifa, uma cidade onde judeus e árabes vivem lado a lado em paz'', escreveu no X.

Número de mortes já passa de 600, segundo balanço de ONG. Israel afirmou que pelo menos 24 pessoas foram mortas em ataques iranianos contra Israel. Pelo menos 639 pessoas foram mortas em ataques israelenses em todo o Irã, de acordo com o grupo Human Rights Activists, com sede em Washington. O Irã não divulgou números regulares de mortes durante os intensos ataques israelenses. Sua última atualização estimou o número de mortos em mais de 240 pessoas e 1.277 feridos.

Continua após a publicidade

Israel e Irã estão em conflito desde a última sexta-feira, 13. Israel bombardeou Teerã, capital do Irã, e anunciou ataques a dezenas de instalações de mísseis no oeste do país alegando que queria "prevenir um holocausto nuclear". Israel, porém, é o único país que possui bombas nucleares no Oriente Médio.

* Com informações da Reuters

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.