Putin diz estar preocupado com o mundo caminhando para 3ª Guerra Mundial

O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou hoje que estava preocupado com o fato de o mundo estar caminhando para a Terceira Guerra Mundial.

O que aconteceu

Putin disse haver "muito e crescente potencial para conflitos no mundo". Declaração ocorreu ao ser questionado durante um fórum econômico em São Petersburgo.

Ele mencionou a guerra da própria Rússia contra a Ucrânia como um exemplo. Além disso, citou o conflito entre Israel e o Irã e disse que está preocupado com o que está acontecendo em torno das instalações nucleares iranianas, onde especialistas russos estão construindo dois novos reatores nucleares para Teerã.

O presidente russo citou a importância da busca por soluções pacíficas. "Isso é perturbador. Estou falando sem nenhuma ironia, sem nenhuma piada. É claro que há muito potencial de conflito, ele está crescendo e está bem debaixo de nossos narizes, e nos afeta diretamente. Isso exige, é claro, não apenas nossa atenção cuidadosa aos eventos que estão ocorrendo, mas também a busca de soluções, a busca de soluções, de preferência por meios pacíficos, em todas as direções."

Putin afirmou que Rússia e Ucrânia são um só povo

O presidente russo declarou que russos e ucranianos são um só povo, "e, nesse sentido, toda a Ucrânia é nossa". Ele disseque a Rússia nunca duvidou do direito da Ucrânia à soberania, mas observou que, quando a Ucrânia declarou sua independência em 1991, o fez como um "Estado neutro".

Kiev e seus aliados ocidentais classificam as reivindicações de Moscou sobre quatro regiões ucranianas e a Crimeia como ilegais. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, tem rejeitado repetidamente a noção de que russos e ucranianos são um só povo.

No mesmo evento, Putin disse que não descarta assumir o controle da cidade Sumy, na Ucrânia. Apesar disso, disse que é tarefa para o momento. "Não temos essa tarefa —assumir o controle de Sumy. Mas, em princípio, não descarto isso", disse o presidente russo.

Por que estamos fazendo isso? Porque eles [Ucrânia] representam uma ameaça para nós. Eles estão constantemente bombardeando as áreas de fronteira. Isso é resultado de suas ações.
Vladimir Putin

Continua após a publicidade

*Com Reuters

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.