Corpo de brasileiro desaparecido por mais de 20 dias no Peru é encontrado

Ler resumo da notícia
O corpo do fotógrafo Edson Vandeira, 36, brasileiro que desapareceu há mais de 20 dias no Peru, foi encontrado hoje, informou uma associação do país.
O que aconteceu
O brasileiro e mais dois montanhistas peruanos foram encontrados sem vida hoje. As outras vítimas são Efraín Pretel Álonzo, da cidade de Huari, e Jesús Huerta Picón, de Caraz. A informação foi divulgada em uma rede social pela Associação de Guias de Montanha do Peru, grupo de voluntários que auxiliaram na busca pelos corpos.
Os três subiram ao Nevado Artesonraju no dia 29 de maio e desde então ficaram incomunicáveis. O monte de 6.025 metros fica na Cordilheira Blanca, dentro do Parque Nacional Huascarán.
O grupo de busca pediu apoio do Ministério da Defesa e da polícia peruana para transportar os corpos. Eles solicitaram o envio de um helicóptero para levar os socorristas até o local onde estão os três.
Relembre o caso
Os três eram alunos do Centro de Estudos de Alta Montanha (Ceam). Eles faziam curso de aspirante a guia da Federação Internacional de Associações de Guias de Montanha.
Eles deveriam ter retornado no dia 1º de junho, mas não deram notícias às suas famílias desde 29 de maio, quando começaram a expedição. Equipes de salvamento foram ao local em busca do brasileiro e dos peruanos, mas a área é de difícil acesso.
Evidências sugerem que o três conseguiram chegar ao cume da montanha. Às autoridades, colegas montanhistas de Edson afirmaram que viram luzes se movimentando na crista da montanha. A suspeita é de que eles tenham apresentado algum problema na descida, já que a rota de volta do Artesonraju exige quatro rapéis técnicos.
Barraca onde o trio deveria se abrigar foi localizada. O equipamento estava vazio, segundo a Polícia de Alta Montanha.
Familiares de Edson Vandeira, 36, fizeram uma carta aberta pedindo ajuda ao Ministério das Relações Exteriores do Brasil quando eles desapareceram. Na carta, assinada por representantes de 18 entidades de montanhismo, os parentes de Edson pediam que o governo brasileiro tratasse a situação como "prioridade" e enviem helicópteros.
Carta também foi enviada a autoridades peruanas. O irmão de um dos peruanos desaparecidos enviou uma solicitação formal ao governo do estado de Ancash, onde a montanha fica localizada. Ele pediu apoio nas ações de busca com combustível para aeronaves e outros recursos logísticos.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.