Vamos reparar juntos a injustiça cometida contra os jovens muçulmanos

Luc Besson, cineasta, produtor e roteirista francês

Meu irmão, se você soubesse como hoje me sinto mal por você e por sua bela religião, tão manchada, humilhada e acusada desse jeito. Ninguém se lembra de sua força, sua energia, seu humor, seu coração, sua fraternidade. É injusto e vamos juntos reparar essa injustiça. Somos milhões a amá-lo e vamos todos ajudá-lo. Comecemos pelo começo. Qual é a sociedade que lhe propõem?

Uma sociedade baseada no dinheiro, no lucro, na segregação e no racismo. Em certas partes da periferia, o desemprego entre jovens de até 25 anos chega a 50%. Você é descartado por sua cor ou pelo seu nome. Você é parado pela polícia dez vezes por dia, mora espremido em conjuntos habitacionais e ninguém o representa. Quem consegue viver e se desenvolver em condições como essas?

As pessoas colocam o lucro à frente de qualquer coisa. Cortam e vendem a madeira da macieira, e depois não entendem por que não têm mais frutos. O verdadeiro problema está aí, e cabe a todos nós resolvê-lo.

Faço esse apelo a todos os poderosos, aos grandes empresários, a todos os dirigentes. Ajudem esses jovens, humilhados, que só pedem para fazer parte da sociedade. A economia está a serviço do homem e não o contrário. Fazer o bem é o melhor dos lucros. Caros poderosos, vocês têm filhos? Vocês os amam? O que vocês querem deixar para eles? Grana? Por que não um mundo mais justo? Isso é que deixaria seus filhos mais orgulhosos de vocês.

Não se pode construir sua felicidade sobre a infelicidade dos outros. Isso não é nem cristão, nem judaico, nem muçulmano. É somente egoísta, e isso leva nossa sociedade e nosso planeta ao abismo. É esse o trabalho que temos de fazer desde hoje para honrar nossos mortos.

O terrorismo não vencerá jamais

E você, meu irmão, também tem uma missão. Como mudar essa sociedade que lhe é proposta? Trabalhando, estudando, pegando em um lápis em vez de uma AK-47. A democracia tem isso de bom, ela lhe oferece ferramentas nobres para se defender. Assuma o controle do seu destino, assuma o poder.

Custa 250 euros para comprar uma AK-47, mas menos de 3 euros para comprar uma caneta, e sua resposta pode ter um impacto mil vezes maior. Assuma o poder e jogue com as regras.

Assuma o poder democraticamente, ajude todos seus irmãos. O terrorismo não vencerá jamais. A História está aí para provar isso. E a bela imagem do mártir funciona nos dois sentidos. Hoje temos mil Cabus e mil Wolinkskis que acabam de nascer.

Assuma o poder, e não deixe que ninguém o faça sobre você. Se os supostos culpados por essa tragédia realmente forem culpados, saiba que esses dois irmãos assassinos de hoje não são seus irmãos, e todos nós sabemos disso.

Eles seriam no máximo dois idiotas, abandonados pela sociedade e depois abusados por um pregador que lhes vendeu a eternidade... Os pregadores radicais que ganham com sua infelicidade não têm boas intenções. Eles usam sua religião somente para o próprio proveito, para os próprios interesses. Amanhã, meu irmão, seremos mais fortes, mais solidários. Prometo. Mas hoje, meu irmão, choro junto com você.

Tradutor: Do UOL

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos