Topo

Como Tom Hanks conquistou a gratidão dos jornalistas que cobrem a Casa Branca?

O então presidente Barack Obama concede a Medalha Presidencial da Liberdade a Tom Hanks - Chip Somodevilla/Getty Images
O então presidente Barack Obama concede a Medalha Presidencial da Liberdade a Tom Hanks Imagem: Chip Somodevilla/Getty Images

Heather Schwedel

03/03/2017 14h53

Na manhã de quinta-feira (2), vários jornalistas que cobrem a Casa Branca tuitaram seus agradecimentos a Tom Hanks, por presentear-lhes com uma máquina de café "espresso" novinha em folha. Dando um lustre à sua já forte reputação de "gente fina", Hanks acrescentou um recado:

"Para o corpo de imprensa da Casa Branca: Continuem com a luta pela verdade, pela justiça e pelo modo de vida americano. Especialmente pela verdade. Tom Hanks."

Caramba. Nem todos os heróis usam capa. A única pessoa que se importa com nossas instituições é Tom Hanks! Se for pensar, você provavelmente sempre soube disso de uma forma ou de outra. O recado, que provavelmente foi escrito em uma das máquinas de escrever vintage que se tornaram o excêntrico hobby de meia-idade de Tom Hanks, parecia ter sido assinado com uma caneta-tinteiro. Que figura!

Mas, espere. O destemido [jornalista] Jake Tapper, sempre em busca da verdade, foi um dos que sentiram a necessidade de implicar com Hanks quando ele tuitou que essa não era a primeira vez que Hanks havia enviado uma máquina de espresso?

Ah, na verdade Tom Hanks está sempre comprando máquinas de espresso para os jornalistas que cobrem a Casa Branca! Será que ele se esquece, depois de enviá-las? Imagine Hanks dizendo a seu assistente, "os jornalistas da Casa Branca estão fazendo um trabalho excelente! O que seria um presente legal para eles?... Já sei!" Entre devolver identidades perdidas para alunos de faculdade e alertas do eBay para peças de máquinas de escrever antigas, é um trabalho e tanto que esse assistente tem.

Então esse presente não foi motivado pela necessidade, agora maior do que nunca, de que a imprensa mantenha Trump honesto, nem para superar Justin Trudeau em sua suposta disputa por quem será coroado (por sua mãe) o cara mais legal do mundo. Hanks já havia comprado antes máquinas de café para os jornalistas, em 2004 e 2010. Durante três mandatos presidenciais, Tom Hanks e só Tom Hanks arcou com a responsabilidade de manter em alta os níveis de cafeína dos jornalistas que cobrem a Casa Branca.

É típico dos Estados Unidos, mesmo: quando o Estado não cobre as necessidades básicas, os ricos são elogiados efusivamente por assumir a função. Já considerou alguma vez usar sua fama para fazer pressão por mudanças sistêmicas, Hanks?