Topo

Como ser um freelancer de sucesso

Thinkstock
Imagem: Thinkstock

Amy Gallo*

25/07/2016 06h00

Ser um profissional autônomo, ou "freelancer", pode ser libertador --e também um pouco aterrorizante. Por onde começar? Que processos você precisa ter implantado? Como encontrar clientes? E como saber quanto deve cobrar?

"Trabalhar por conta própria nem sempre é uma opção deliberada", diz Sara Horowitz, diretora da Freelancers Union e autora de "The Freelancer’s Bible" [A Bíblia dos freelancers]. Se você optar por ser independente, ou se esse sistema o escolher, só terá sucesso se seguir alguns passos importantes.

-- Procure sua rede de trabalho atual: Uma rede robusta é o melhor amigo de um freelancer. O objetivo é começar seu negócio com "um grupo de pessoas que realmente se importam com você", diz Horowitz. Procure as pessoas mais próximas e conte a elas o que está fazendo.

-- Faça novas conexões: É importante ter em sua rede alguns colegas freelancers a quem você possa pedir conselhos e apoio. Claro, eles podem ser a "concorrência", diz Horowitz, mas também são uma ótima fonte de informações.

-- Determine seu preço: Saber quanto cobrar é uma das coisas em que sua rede poderá ajudá-lo de imediato. Horowitz sugere perguntar a seus colegas freelancers como está o mercado da sua profissão e quanto eles estão cobrando.

-- Encontre um bom contador: Mesmo antes que o dinheiro comece a entrar, contrate um contador de confiança. Um profissional poderá aconselhá-lo sobre se é sensato abrir uma empresa, como economizar em impostos e como administrar todas as suas despesas.

-- Aprenda as questões legais: Embora você não precise necessariamente de um advogado para ajudá-lo a abrir uma empresa de responsabilidade limitada, é bom ter alguém a quem você possa pedir conselhos jurídicos, especialmente no início.

-- Tenha sua papelada em ordem: Quando você começar a receber pedidos de potenciais clientes, deve responder rapidamente. Prepare cartões de visita, seu currículo, um cabeçalho para documentos e talvez um logotipo. Você deve também preparar um orçamento padrão, recibo e contrato.

-- Espalhe a notícia: Quando você tiver resolvido essa logística, é importante que as pessoas possam encontrá-lo. Fale em um evento, seja atuante em comunidades online e continue procurando sua rede, inclusive amigos e parentes.

-- Defina sua agenda: Os freelancers às vezes cometem o erro de aceitar trabalho demais, ficando superlotados. Desde o início, verifique se tem espaço em sua agenda.

-- Prepare-se para os períodos de seca: "Os freelancers experientes sabem que a renda é muito inconstante", diz Horowitz. "Eles planejam ao redor dos buracos, e não dos picos." Isso significa guardar dinheiro para estar preparado para os inevitáveis vales --"não é se, é quando".

Se você construir sua rede, preparar bem sua papelada e antecipar os altos e baixos, poderá encontrar o sucesso em uma carreira de freelancer.

*Amy Gallo é editora colaboradora na Harvard Business Review e autora de "HBR Guide to Managing Conflict at Work."