Novo Ártico: aquecimento global altera paisagem do polo Norte

David Goldman/AP
Uma expedição com diversos cientistas e um fotógrafo da agência AP está navegando pelo Ártico em um navio quebra-gelo para documentar as mudanças causadas pelo aquecimento global em um dos ambientes mais frágeis do planeta. Mais
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A embarcação está atravessando a Passagem Noroeste do Ártico, que liga os oceanos Atlântico e Pacífico. Mais
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O aquecimento global está causando o derretimento de geleiras da superfície congelada no mar próximo à costa do Alasca, nos Estados Unidos. Mais
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A rota usada pelo navio finlandês NSV Nordica, próxima à costa do Alasca, foi percorrida pela primeira vez em 1906 pelo explorador norueguês Roald Amundsen. Mais
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O grupo de cientistas de diversas nacionalidades percorre a Passagem Noroeste para documentar mudanças ambientais e sociais causadas pela elevação da temperatura global. Mais
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A travessia por mares congelados no Ártico é complexa e perigosa. A movimentação das geleiras é constantemente monitorada. Mais
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Os pesquisadores querem documentar como um dos ambientes mais frágeis do planeta está reagindo à mudança de temperatura. Mais
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O navio quebra-gelo precisa evitar as grandes geleiras e abrir caminho por áreas de água congelada entre os oceanos Atlântico e Pacífico. Mais
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O derretimento de antigas áreas congeladas do Ártico está acontecendo em um ritmo mais acelerado do que no passado. Mais
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Mesmo à meia-noite há luz do Sol no verão ártico e é possível avistar a ilha americana Little Diomede e a ilha russa Big Diomede. Mais
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As ilhas Little Diomede (dos Estados Unidos) e Big Diomede (da Rússia) estão separadas por cerca de quatro quilômetros, mas seu fuso horário tem 20 horas de diferença - devido às suas posições geográficas próximas à linha internacional de data. Mais
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Pesquisadores observam o chamado "Sol da meia-noite". Mais
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A ilha Little Diomede é também conhecida como a "Ilha de ontem" e a Big Diomede como a "Ilha do Amanhã" por estarem em lados opostos da linha internacional de data. Mais
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Ao cruzar a linha internacional de data, a tripulação do quebra-gelo tem que adiantar o relógio um dia inteiro. Mais