Topo

Em 25 anos, SP teve pelo menos 205 tornados

Em São Paulo

24/09/2013 10h26

Tornados são fenômenos imprevisíveis, mas no Brasil há mais risco de ocorrerem em São Paulo, Mato Grosso do Sul e Estados do Sul. São Paulo foi quem mais relatou esse fenômeno entre 1985 e 2010. Nesse período, foram 205 episódios, e há tendência de aumento na área urbanizada.

Segundo especialistas em meteorologia, o país não tem sistemas que registram tornados, mas se sabe que acontecem constantemente. A diferença é que hoje há mais relatos por celulares e câmeras.

Taquarituba fica a 320 km de SP

  • Arte/UOL

"Outras cidades próximas de Taquarituba, como Riversul, Coronel Macedo, Tejupá, Piraju e Itaí, certamente tiveram temporais e até tornado, mas não há como confirmar", diz a meteorologista da Climatempo Josélia Pegorim. Da mesma maneira, não há certeza sobre a velocidade do fenômeno. Como houve carros virados, ele pode ter passado de 200 km/h.

Pesquisador de tornados no Brasil, o geógrafo Daniel Henrique Candido fez um levantamento de três décadas para doutorado da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Segundo ele, um fator que favorece os relatos em São Paulo é o fato de ser uma região mais povoada.

Apesar disso, o estudo deixa claro que em regiões como São José dos Campos e litoral norte existe probabilidade de mais de 25% de tornados por ano. No Estado, as ocorrências são mais comuns em maio. A cidade de Itupeva é a líder na probabilidade, com 36%.

"O relevo plano, com baixa altimetria e próximo de um setor com elevado número de ocorrências leva a esse número", diz o pesquisador.

Causa

Em Taquarituba, o relevo seria também propício a tornados. Segundo o Inmet, o evento resultou de um raro choque entre a massa de ar quente amazônica e o ar polar frio do Sul.

"Essas ocorrências estão possivelmente vinculadas à expansão urbana, que faz aumentar a concentração de calor nas cidades", afirma Candido. 

Tornado causa destruição no interior de SP
Veja Álbum de fotos