Topo

Nova Zelândia vai gastar R$ 25 milhões para salvar pássaro kiwi de extinção

Andrew Digby/Science
Imagem: Andrew Digby/Science

20/06/2015 09h26

A Nova Zelândia vai gastar o equivalente a R$ 25 milhões para tentar salvar a ave símbolo do país, o kiwi, da extinção.

Ambientalistas neozelandeses elogiaram a iniciativa do governo diante da queda preocupante da população do animal.

A ministra da Preservação, Maggie Barry, afirmou, por outro lado, que mais medidas são necessárias para salvar o "famoso e precioso" pássaro, um símbolo da identidade nacional do país, informou a emissora local TV3.

"Se não fizermos nada agora para frear essa queda, poderemos perder o kiwi para sempre", disse ela ao jornal New Zealand Herald.

Os kiwis, uma ave que não voa, estão sob risco de extinção por causa da introdução de predadores não naturais pelos humanos, como arminhos, doninhas e furões. Segundo o governo, parte do novo financiamento será gasto em armadilhas para capturar esses animais.

Os cachorros também vêm contribuindo para a morte dos kiwis - cerca de 27 morrem por semana.

No ano passado, o Ministério da Preservação do país informou que no ritmo atual de queda da população dos kiwis, a ave poderia ser extinta da Nova Zelândia em alguns anos.

De acordo com uma entidade protetora desses animais, o financiamento extra fará parte de uma "batalha para salvar o pássaro nacional". A instituição formou 90 mutirões de voluntários para ajudar no combate contra a extinção do animal.

"Esses grupos estão fazendo uma grande diferença e nós sabemos que, onde o trabalho vem sendo feito, a população de kiwis está aumentando", afirmou Michelle Impey, do Kiwis for Kiwi Charity.

Outro ambientalista, Matthey Lark, afirmou à BBC que há pouco mais de 8 mil kiwis selvagens na Nova Zelândia.

Segundo Lark, o dinheiro que o governo vai disponibilizar permitirá investir em projetos para aumentar a população das aves. Uma das soluções, disse ele, seria migrá-las para ambientes mais isolados, com menos predadores.

"Parece que o governo finalmente ouviu o nosso pleito e decidiu tomar uma atitude. Trata-se de uma grande notícia para os kiwis", afirmou.