Topo

As razões do desaparecimento repentino de cachoeira de água azul no México

A principal cachoeira de Água Azul ficou sem água em questão de horas - Alfonso García
A principal cachoeira de Água Azul ficou sem água em questão de horas Imagem: Alfonso García

14/11/2017 16h03

O paraíso chegou ao fim repentinamente - e ninguém entendeu o que estava acontecendo.

As pessoas que vivem perto das quedas de Água Azul, um dos balneários mais visitados do sudeste do México, ficaram chocados quando a água praticamente parou de jorrar.

"Nunca havia passado pela nossa cabeça a ideia de que algum dia a principal cachoeira poderia secar", disse Alberto López, integrante da administração do balneário ao jornal local "La Jornada".

"Desde pequenos conhecemos esse rio, e ele sempre foi igual. Mas de repente vimos que as pedras começaram a aparecer mais", explicou.

Conhecida como La Golondrina, a principal cachoeira de Água Azul foi admirada por décadas devido à cor azul turquesa de suas águas. Cerca de 200 mil pessoas visitam o lugar por ano.

No entanto, na sexta-feira passada os moradores do município notaram que a água deixou de correr, como se alguém tivesse fechado uma torneira e só restasse um pequeno fluxo.

De repente, o nível da água caiu em 85% no rio que alimenta a cachoeira, disse à BBC Mundo, o serviço em espanhol da BBC, o diretor de Proteção Civil do Estado de Chiapas, Luis Manuel García.

Os turistas que viram o cartão postal dessa atração natural em seu esplendor máximo se depararam então com um lugar muito diferente.

'Tristeza'

A cor turquesa característica da água das quedas se deve a uma alta presença de minerais nas pedras calcárias sobre as quais corre o afluente do rio que as alimenta. 

Água Azul_1 - Alfonso García - Alfonso García
Os turistas da cachoeira de Água Azul encontraram um lugar bem diferente do esperado
Imagem: Alfonso García

Nos meses anteriores, o caudal do afluente havia diminuído, mas não havia ocorrido uma falta de água como a que aconteceu na semana passada.

A situação gerou "tristeza e preocupação" entre os locais, já que o turismo é uma das principais fontes de renda da região.

"Em 41 anos de operação, nunca havia acontecido nada assim, nem em abril e maio, quando o nível da água diminui por falta de chuvas", disse Alberto López ao La Jornada.

Especialistas da Comissão Nacional da Água, da Comissão Nacional de Áreas Naturais Protegidas e da Proteção Civil estatal começaram a fazer investigações para descobrir o motivo da seca.

Dano natural

No último 7 de setembro, os Estados de Chiapas e Oaxaca sofreram as consequências do terremoto de magnitude 8,2, o mais forte já registrado no México nos últimos cem anos, que deixou dezenas de mortos e feridos, além de muitos danos materiais.

Agora, se sabe que ele também provocou estragos em Água Azul.

Em um trecho do rio Xanil, que alimenta as quedas, um desmoronamento de pedras aos poucos foi fechando a passagem de água que alimentava a cachoeira La Golondrina, a principal da região.

Isso foi a principal causa da ausência de água, mas também há outro motivo que não é de origem natural.

Ação humana

A região das quedas de Água Azul está protegida pela Comissão Nacional de Áreas Naturais Protegidas.

Porém, a vários quilômetros dali, a riqueza florestal da selva de Lacandona está sendo explorada.

As autoridades de Chiapas descobriram um problema que já impactou a presença da água das quedas em uma das regiões que ainda não está sob proteção ecológica.

"Catorze quilômetros acima, no rio, encontramos uma área de desmatamento avançado", disse Luis Manuel García, diretor de Proteção Civil de Chiapas à BBC Mundo.

O corte de árvores altera o ciclo da água com efeitos no caudal do rio Xanil e, como consequência, nas quedas de Água Azul.

"Temos que fazer o necessário para reflorestar e regenerar o ciclo de água", disse García.  

Água Azul_2 - PC Chiapas - PC Chiapas
Autoridades federais e estatais explicaram os fatores por trás da falta de água nas quedas de Água Azul
Imagem: PC Chiapas

O paraíso está em risco?

Entre o domingo e a segunda-feira, as autoridades realizaram serviços para recuperar o leito do rio que alimenta as cachoeiras de Água Azul.

Com isso, a água voltou a correr sobre a cachoeira de La Golondrina e outras piscinas naturais que se formam nas pedras.

Mas a recuperação total do ecossistema exige um estudo mais amplo, cujos primeiros resultados só estarão disponíveis no fim deste ano, segundo Juan Limón, da Comissão Nacional de Água do México.

"Isso não será uma solução imediata, é de médio a longo prazo", disse. 

Água Azul_3 - Alfonso García - Alfonso García
La Golondrina recuperou suas águas nesta segunda-feira, mas ainda não a cor turquesa característica
Imagem: Alfonso García

Os turistas que chegaram à cachoeira nesta segunda-feira encontraram La Golondrina com um novo fluxo de água, mas não a cor turquesa característica.

"Ontem retiramos as pedras caídas e, com as chuvas causadas pela frente fria, hoje já aumentou a margem de água do lado direito, recuperando a cachoeira", disse Luis Manuel García.

A água mudou para uma cor mais escura por causa da chegada repentina de uma grande quantidade de água.

Mas as autoridades reconhecem que é uma primeira advertência de que esse paraíso natural pode ficar seriamente comprometido sem uma solução imediata.

"São efeitos de um processo de deterioração de anos, e levaremos tempo para resolvê-lo de maneira adequada", disse Juan Limón.