Topo

Austrália descobre nova espécie de lagarto já com risco de extinção

Do UOL

Em São Paulo

29/10/2012 12h15

Uma equipe de cientistas da Universidade Nacional da Austrália anunciou nesta segunda-feira (29) ter descoberto uma nova espécie de lagarto nas dunas de areia da costa ocidental da ilha. O lagarto Ctenotus ora tem seis centímetros de comprimento, vive nas dunas ao longo da planície costeira do rio Swan, ao sul da cidade de Perth, e foi descrito na revista Zootaxa.

No entanto, a descoberta pode ter curta duração – a expansão urbana está destruindo o habitat do pequeno réptil, que pode empurrar a nova espécie à extinção. "A descoberta de uma nova espécie é uma ocasião importante na ciência", disse Kay. "Para encontrar algo ainda não detectado, tão perto de uma das maiores cidades do país, demonstra o quanto ainda temos para descobrir.”

Essa região da Austrália é conhecida como um dos 25 melhores locais do mundo para a biodiversidade, ao lado do Cerrado brasileiro e das selvas tropicais da África Ocidental. Mas o trecho de areia está passando por uma drástica mudança, com novos empreendimentos residenciais acomodando o crescimento de Perth.

"Nosso novo lagarto está sob sério risco de ser extinto tão rápido quanto apareceu para nós. Só alguns foram encontrados na natureza, por isso temos um número tão baixo [da espécie] e ainda não temos certeza do tamanho exato do restante da população”, conclui Kay.

Meio Ambiente