Topo

Xuxa diz que sustentabilidade está em crianças porque adultos "estão estragados"

Felipe Martins

Do UOL, no Rio de Janeiro

22/03/2013 20h56

Crianças de todo o país poderão apresentar sugestões para contribuir para o desenvolvimento sustentável em nova plataforma digital lançada pela apresentadora Xuxa Meneghel ao lado da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, em evento no Jardim Botânico, zona sul do Rio, nesta sexta-feira (22). Para a apresentadora, é preciso focar nas crianças, porque os adultos já estão estragados.

“Às vezes minha filha me chama a atenção porque eu esqueço a bica aberta quando escovo os dentes. Mas não adianta reclamar, a gente já está tudo estragado. A mudança tem que partir de vocês [referindo-se às crianças]".

A plataforma digital Rede + Criança conta com a parceria de uma empresa de telecomunicações para proporcionar a crianças de diferentes regiões, como aldeias indígenas, a possibilidade de participar do projeto propondo ações onde moram.  Ao final do evento, Xuxa disse acreditar no poder das crianças para mudar o destino do planeta.

“Tá na mão deles. A rede coloca ao alcance a possibilidade de conversar entre eles, falar sobre o problema de cada lugar diferente. Cada lugar tem a sua dificuldade. Com a internet, eles vão poder conversar, se conhecer, e o mais importante, falar sobre solução. A solução está muito mais próxima do que a gente imagina, e está na mão deles, com certeza".

A ministra Izabella Teixeira disse ter ficado “profundamente emocionada” com a iniciativa da fundação de Xuxa e que pretende acompanhar as discussões na plataforma digital.

“É uma iniciativa sensacional de proporcionar o diálogo das crianças diretamente com a gente. As crianças vão indagar, questionar e nós vamos ter que responder. Esse projeto é importante porque está embutido nele a preocupação com um planeta melhor” disse a ministra.

“Eu sou fascinada por esse projeto porque traz na visão das crianças as questões globais que unem os povos. Não somente os problemas, mas também as oportunidades traduzidas num compromisso com essas crianças”, completou Teixeira.

As crianças Stefani Lobo, de Cabo Frio (RJ) e Maferson Pezzenato, de Pontão (RS) apresentaram a plataforma à plateia formada em maioria também por crianças de diferentes Estados. A promoção da integração entre as crianças de diferentes cantos do país é o principal objetivo do projeto, segundo a coordenadora do Programa de Redes e Incidência Política da Fundação Xuxa Meneghel, Ana Paula Rodrigues.

“Promover a participação infantil é um dos princípios do trabalho da fundação. Ao abrir espaço para que as crianças opinem, garantimos um direito fundamental. Elas são mais do que uma promessa de futuro, estão presentes e querem participar das iniciativas de sustentabilidade desde já." A plataforma está disponível no site da Fundação Xuxa Meneghel.

 

"As crianças precisam de voz. As crianças precisam ser ouvidas e lidas", disse ainda a apresentadora sobre a importância do lançamento da plataforma.